Notícias

Vereador Artur Oliveira é empossado novo presidente do SINDISA


Vereador Artur Oliveira é empossado novo presidente do SINDISA
Na noite de sexta, 15, na sede do Sindisa, foi realizado solenidade de posse do novo Conselho Fiscal e Nova diretoria do Sindicato -. Momento, em que, o vereador e sindicalista Artur Oliveira foi empossado como o novo presidente do Sindisa, recebendo das mãos do ex-presidente José Domingos dos Santos o Termo de Posse e fazendo entrega, também, da placa que homenageia Domingos por seus mais de 30 anos de luta ao lado dos sindicalistas.

A nova gestão inicia em 2017 e vai até 2020, composta também, por membros mais jovens e que estão trazendo para o sindicato toda energia necessária para somar-se a uma luta que sempre foi o referencial na região Sul do estado, contribuindo com suas ideias inovadoras. José Domingos deixa a presidência do Sindisa depois de 28 anos de fundação e luta sindical, na defesa incansável dos direitos trabalhistas dos operários das indústrias de sucos, cervejas e refrigerantes do Estado de Sergipe, na cidade de Estância.
Em conversa com o Blog Conexão Mulher - o blog da Jussara Assunçao - Domingos disse que deixa seu legado com a certeza do dever cumprido e o reconhecimento de todos os seus companheiros de jornadas. "Meu sentimento hoje é de muita alegria e emoção, por conta do trabalho que foi realizado ao longo desses anos; das muitas conquistas. Minha saída foi planejada e por iniciativa minha - irei realizar outras coisas que gosto, descansar um pouco -, mas estarei sempre aqui ao lado dos companheiros e participando dos movimentos sindicais que é uma das maiores paixões da minha vida", enfatizou Domingos.
Já o vereador Artur Oliveira (atual presidente do Sindisa) perguntado sobre o futuro do Sindicato, sob esse novo comando, falou que dará continuidade aos trabalhos que vinham sendo realizados por Domingos - já que ele deixa um excelente legado por sua competência e determinação -, mas que a direção está vindo ai com sangue novo e portanto, o momento pede propostas inovadoras neste novo ciclo. Disse que o primeiro trimestre de 2018 será de muita negociação coletiva com as indústrias de sucos e cervejas da região - Ambev, TropFruit, Maratá e Duas Rodas. Que ao longo da fundação do Sindisa foram várias conquistas a serem festejadas ao lado do companheiro Domingos e demais membros da diretoria; a exemplo dos vales transportes, vale refeição, piso salarial, plano de saúde e outros benefícios. "A luta continua! Os novos companheiros vão se integrar aos poucos e iremos proporcionar a todos, cursos de formação para que eles possam ter a ideia do que significa realmente a luta sindical ", concluiu Artur.
O líder sindical José Domingos Machado - ex-vereador e atual Diretor da DRE-1 -, que também fez parte do Sindisa nos anos 90 disse que o Sindicato sempre foi um referencial de luta na regiao Sul. "São lideranças confiáveis. Estou feliz em participar desse evento em que o companheiro Artur Oliveira, um dos melhores quadros que a esquerda e o movimento sindical produziu em Sergipe, está sendo empossado como presidente".

"Acredito piamente que o Sindisa continuará forte lutando pelos direitos da classe trabalhadora. Não dá para pensar em movimento sindical de esquerda em Estância, sem a presença do Sindisa. Sobre Domingos, combateu o bom combate e é um sindicalista aguerrido que encerra sua carreira com chave de ouro", continuou Dominguinhos. SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA - para a classe trabalhadora é uma tragédia; um presente de grego - não dá para pensar em reforma da previdência sem fazer uma auditagem, sem cobrar e punir grandes empresas e capitalistas que devem a previdência; e não tirar direitos dos trabalhadores. A reforma é importante e tem que ser feita, mas para ampliar direitos. Concluiu Dominguinhos.
Marcaram presença na solenidade os deputados Francisco Gualberto (estadual) e João Daniel (federal). Em sua fala o deputado Federal João Daniel citou os momentos difíceis que atravessa o movimento sindical e desejou a nova diretoria muito sucesso e força para superar todas as dificuldades. Francisco Gualberto lembrou das lutas difíceis travadas desde a fundaçao e de sua participaçao junto a essa luta e ambos convocaram os sindicalistas a irem à luta e marcarem mais presença nos atos e reuniões.
A solenidade de Posse da nova diretoria contou, também, com as presenças de Zé Carlos (vice-presidente do PT ), José Domingos Machado (presidente do PT e atual Diretor da DRE 1), Mário Dias (ex-secretário de Cultura de Estância), o presidente da Lira Carlos Gomes, senhor Zé Felix; o Desembargador Dr. Jorge; Morais, diretor do Sindicato dos Bancários; Dr Nilton Ramos, a ex-secretária de agricultura de Estância, Rose Rodrigues, do Blog estanciano "Conexão Mulher", dentre outras presenças.

Por: Jussara Assunção

Colunistas