Notícias

Denúncia: Trabalhadores são flagrados sem o uso do EPI em obra da Prefeitura de Estância

Especialistas alertam constantemente para as medidas de prevenção de acidentes.


Denúncia: Trabalhadores são flagrados sem o uso do EPI em obra da Prefeitura de Estância
A falta de equipamentos de segurança na construção civil é motivo de muita preocupação para muitos especialistas. O motivo, é que a ausência deles podem provocar lesões graves aos trabalhadores em casos de acidentes de trabalho. Na última sexta-feira, 12, em Estância, trabalhadores foram flagrados em uma obra sem o uso dos EPIs - Equipamentos de Proteção Individual - que tem seu uso obrigatório por lei.

Conforme apurou a reportagem, a ausência dos equipamentos de segurança é rotineira entre alguns trabalhadores na execução de alguns serviços realizados na cidade pela Prefeitura Municipal de Estância, seja por meio de empresas terceirizadas ou não.

Em uma publicação feita na última sexta, 12, por um acompanhante do Secretário de Serviços Urbanos da PME, o senhor Romualdo Vieira, alguns trabalhadores que atuavam em uma obra de reposição de paralelepípedo no Bairro Bonfim foram flagrados sem o uso de óculos de proteção, luvas e um dos funcionários estava sem a bota com uma marreta nas mãos.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Estância, através da Secretaria Municipal de Comunicação, informou que a situação já tinha sido detectada pela secretaria responsável pela obra e que encontra-se tomando todas as medidas necessárias para cumprir o que determina a Norma Regulamentadora de Equipamento de Proteção Individual, a NR-6 EPI, publicada em 8 de junho de 1978 e com alterações e atualizações entre maio de 1982 e dezembro de 2011.

Morte
No dia 03/05/2017 um dos dois trabalhadores que pintavam o Coreto localizado na Praça Barão do Rio Branco, no centro da cidade, veio a óbito após o andaime que eles estava desarmar.
Neste acidente os trabalhadores também estavam sem o uso dos Equipamentos de Proteção Individual conforme informações a época.

Despencou
Outra fatalidade também foi registrada no dia 13/05/2017, quando um trabalhador despencou de uma altura de aproximadamente 15 metros no momento em que trabalhava na retirada das ferragens do telhado da antiga Casa da Cultura que encontra-se comprometido.

Decepou
Conforme foi informado a nossa reportagem, ainda em 2017 um outro trabalhador acabou sofrendo um acidente de trabalho e teve parte do dede decepado.
Em todos os três casos narrados nesta reportagem, os trabalhadores estavam sem o uso dos EPIs, por tanto, os órgãos fiscalizadores devem ficar atentos para tais situações que descumpre na cara dura a lei válida para todos.


Redação Factual 1






Colunistas