Notícias

Moradores farão via sacra em defesa de igreja no Saco nesta quinta, 01

Prefeito de Estância esteve nesta quarta em Recife para tratar do assunto no TRF.


Moradores farão via sacra em defesa de igreja no Saco nesta quinta, 01
Os moradores do município de Estância farão na próxima quinta-feira, 1º, uma via sacra em defesa da Capela Nossa Senhora da Boa Viagem, na Praia do Saco. A igreja corre risco por causa do forte avanço do mar na região.

Na última sexta-feira, 23, o juiz federal Rafael Soares de Souza determinou a interdição da igreja, autorizando também sua montagem e remontagem em outro local. Na mesma decisão, o juiz negou o pedido da Prefeitura de Estância para construção de obras de contenção no local.
“Ontem todos os órgãos envolvidos tiveram uma reunião para tratar do assunto e hoje os advogados se reuniram para entrar com uma petição e reverter a decisão do juiz da 7ª Vara. Se não der certo, vamos procurar outras soluções em instâncias maiores. O nosso desejo é que haja uma liminar para obras de contenção que protejam a igreja nesse período que promete ter a maior maré dos últimos 10 anos”, comenta o Padre Genivaldo de Estância.

A Igreja foi construída no século XVI pelos jesuítas na faixa litorânea de Estância. Nesta segunda-feira, 26, houve audiência no Tribunal de Contas do Estado, na qual ficou definido que a Prefeitura Municipal de Estância e a Diocese local irão recorrer da decisão, levando a matéria ao crivo do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.Além disso, o Tribunal de Contas pleiteará ingresso no feito na condição de “amicus curiae”, que é quando um órgão tem por finalidade fornecer subsídios às decisões judiciais.

Por Verlane Estácio – Infonet

Colunistas