Notícias

Prefeitura de Estância inicia obra de contenção para proteger igreja na Praia do Saco

Pedras foram instaladas em frente à Igreja na Praia do Saco. Foto: Jr Alves/ASCOM PME.


Prefeitura de Estância inicia obra de contenção para proteger igreja na Praia do Saco
As obras de contenção em frente à Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Praia do Saco, em Estância, foram iniciadas na manhã desta sexta-feira, 2. Com autorização do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), a gestão municipal instalou pedras com objetivo de impedir o avanço do mar.

O início das obras foi acompanhado pelo prefeito Gilson Andrades, secretários municipais e moradores da região. O governador Jackson Barreto também esteve no local e conversou com a comunidade.

A obra atende ao recurso da Prefeitura e da Diocese do Município, que haviam solicitado autorização para construir uma barreira de contenção ou um quebra-mar no local. O pedido, no entanto, foi negado pelo juiz federal Rafael Soares de Souza, pois, em seu entendimento, faltou o licenciamento ambiental, o detalhamento e a demonstração da eficácia e compatibilidade das obras com as normas ambientais. Assim, o juiz determinou a interdição da igreja, autorizando também a sua remontagem em outro local.

O prefeito Gilson Andrade foi à Recife e conseguiu liminar expedida pelo desembargador César Arthur Cavalcanti de Carvalho do TRF5, autorizando à União, ao Estado de Sergipe e ao Município de Estância a realização das obras emergenciais para a proteção da capela e de seu entorno, ficando dispensado o licenciamento ambiental para salvar a igreja construída no século XVI pelos jesuítas.

Com informações da Prefeitura de Estância


Colunistas