Notícias

Estância: Feira da Cidade Nova recebe mobilização contra o trabalho infantil


Estância: Feira da Cidade Nova recebe mobilização contra o trabalho infantil

A Prefeitura de Estância por meio da secretaria municipal da Assistência Social e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), realizou uma importante ação estratégica na feira livre do bairro Valter Cardoso Costa (Cidade Nova) contra a exploração do trabalho infantil.

A sensibilização alusiva ao 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. Está data é comemorada em todo o mundo, e faz parte das ações estratégicas do PETI, que visa sensibilizar e informar a toda a sociedade estanciana sobre os prejuízos do trabalho precoce na formação da criança. Visando uma infância segura e livre da exploração Infantil.

Inicialmente a equipe intersetorial de trabalho do PETI e equipe da Assistência, realizou uma panfletagem com os feirantes e público presente na feira. Em seguida foi apresentado uma peça teatral intitulada "Tem Emprego aí Tio?", Da companhia de Teatro Incena das Artes, do ator e diretor Adonis Diniz.

A peça retratou as problemáticas do trabalho infantil e eventuais consequências para inserção futura desses adolescente no mercado formal de trabalho, em função da falta de escolaridade e habilidades necessárias.

Por fim, o grupo Pé de Serra Sanfona Branca tocou um animado forró para atrair a atenção dos feirantes.

A coordenadora do PETI Maria Lima informou que essa ação, objetiva sensibilizar a população estanciana, por entender que essa problemática abrange questões econômicas, sociais e culturais. E que este trabalho realizado visa dispertar momento de reflexão para que possamos compreender que nossas crianças precisam passar por todas as etapas e oportunidades, e que só através da escola é possível garantir um futuro melhor para nossas crianças.

Por fim informou que este trabalho também será realizado na feira livre do centro na segunda-feira, dia 18.

O prefeito Gilson Andrade esteve presente na ação e comentou sobre os esforços que a administração tem feito para dar uma alternativa de lazer aos jovens que frequentam a feira.

"A nossa administração não tem medido esforços para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. Em conversa com os pais desses adolescentes percebemos que algumas dessas crianças estavam alí porque os pais não tinham com quem deixar seus filhos. Por isso junto com a secretária da Assistência Social criamos uma escolinha de futebol juntamente no horário da feira, para que possamos manter essas crianças longe do contato com o trabalho precoce", expressou o prefeito Gilson Andrade.

Além do Prefeito Gilson estiveram presentes o vereador Edivaldo da Praia; o secretário dos Serviços Urbanos , Romualdo Vieira ; a secretária Adjunta da Assistência Social, Marta Monteiro; técnicos do CRAS e CREAS , Criança Feliz e membros do conselho Tutelar.


Fonte: PME


Colunistas