Notícias

" Cidade de bosta, gestão de bosta ". #ForaGilsonAndrade

Criança rejeita pela escola, matadouro fechado, e mercado municipal da Cidade Nova interditado.


" Cidade de bosta, gestão de bosta ". #ForaGilsonAndrade

I criança rejeitada pela escola

A população de Estância começa o ano de 2019 sofrendo com a ingerência  e má gestão do prefeito Gilson Andrade. Os sinais de uma cidade abandonada e com uma equipe pífia começa a deixar sinais claros de sua incompetência.


No primeiro momento, uma criança portadora de necessidades especiais foi rejeitada pela escola Azaria Santos (segunda-feira 11/02/2019). O caso foi denunciado nas redes sociais pela própria mãe (vídeo), que revoltada questionou a incompetência da Secretaria de Educação de Estância não ter se preparado para receber sua filha e mandou-a para casa.


Anteriormente, segunda a mãe, ela havia tentando matricular a filha no colégio Júlio César Leite e foi negado o pedido e por mais estúpido que seja foi solicitado a mãe para fazer até relatório (coisas de Estância).


"…Isso é uma vergonha, para escola, para Secretaria de Educação da cidade de Estância. Por que em Estância tudo é errado ? Aqui não funciona nada, se é saúde minha filha sofre constrangimento, na questão da educação minha filha sofre constrangimento", desabafa a mãe da criança.


Ainda no final do vídeo e revoltada a mãe cita: " Cidade de bosta, gestão de bosta ".


Fica claro a luta de uma mãe trabalhadora, honesta e que deseja garantir só o básico para sua filha, o acesso a educação, que neste caso foi criminalmente negado pela gestão.


O não oferecimento ou oferecimento irregular de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência pode gerar uma ação de responsabilidade por ofensa aos direitos das crianças e dos adolescentes (artigo 208, inciso II do ECA).


Até o momento não se soube o que aconteceu com os responsáveis pelo lamentável episódio, na verdade a gestão tenta camuflar e esconder o assunto com a ajuda de seus aliados vereadores.


O líder do prefeito (Misael Dantas – considerado um soldado de Gilson Andrade)  tentou na sessão da Câmara de Vereadores (terça-feira) querer de uma forma indireta culpar a mãe, pois não tinha necessidade de fazer o vídeo. (interpretação subjetiva do parlamentar).

A insinuação ficou clara pelas falas do vereador e “soldado de Gilson Andrade” quando falou na sessão: " Primeiro dia aula, apresentou sua filha. E quando a secretaria estava querendo fazer as questões iniciais ", disse, Misael Dantas.


Para o vereador a mãe se precipitou. Deveria ter esperado. Também, colocou a culpa no primeiro dia de aula e de uma forma indireta e confirmou que a gestão de Gilson Andrade não se planejou para o primeiro dia aula, onde a criança fora rejeitada. A culpa era por ser o primeiro dia de aula.


O problema é que o vereador esqueceu, que o município já havia negado matrícula na escola Júlio Leite e que a secretaria teve o ano de 2018 inteiro para se planejar. Se não planeja bem o primeiro dia como será os outros dias ? Algumas perguntas seguem sem respostas, pois nem o vereador Misael Dantas até o momento esclareceu.


  1. Se o município já havia feito seleção de cuidadora em 2018, onde estava a cuidadora no primeiro dia de aula ?
  2. Quando foi de fato realizado a efetiva contratação da cuidadora ?
  3. Por que a direção não acolheu a criança de uma forma inclusiva ?


Para Tito Magno (PSB), líder da oposição na CVE, faltou planejamento da gestão e dessa forma a Secretária de Educação deveria prestar esclarecimento na câmara de vereadores. O vereador colocou o requerimento para aprovação na sessão, mas o requerimento fora reprovado pela maioria dos vereadores, seguindo orientação do vereador e "soldado de Gilson Andrade" Misael Dantas. Cadê a transparência, Misael Dantas ?


O vereador Dode de forma inconsequente questionou a Tito Magno o por quê do requerimento para a secretaria prestar esclarecimento. " Primeiro dia de aula e o senhor faz uma denúncia ", comentou o parlamentar. Na verdade, o vereador Dode parece não mais saber a função de ser "VEREADOR", e cada vez que sobre na tribuna da "Casa do Povo", comporta-se de maneira mesquinha. Vereador, o povo deve também lhe dar uma resposta nas urnas em 2020.


Sabemos, no entanto, que a denúncia foi feita pela própria mãe da aluna e não por Tito Magno (que enquanto parlamentar fez a sua parte). Sem falar, que o episódio não deveria ter acontecido em nenhum momento, quanto menos no primeiro dia de aula, quando a empolgação da criança esta em seu ápice.

PT, PSOL e SINTESE em silêncio


Também, provocou estranheza o silêncio do vereador do PT Arthur sobre o ocorrido. Em nenhum momento das sessões da semana o vereador fez alguma defesa sobre o assunto. O PT sendo PT (para quê se preocupar com educação básica).


Do lado do PSOL, não foi visto nenhum posicionamento do "general" Márcio Souza, que é considerado por muitos como o próximo prefeito da cidade. Será que não interessa para Esquerda de Estância discutir melhorias na educação ?


Outro fato, e este é um dos mais interessantes, é o silêncio do SINTESE. O sindicato que mais cobra reajustes salarias ao invés de também debater melhores na qualidade da educação pública. Que feio, SINTESE!

A culpa é de Adriana Rocha ou o secretário anterior ?


Quando o vereador Tito Magno cita que houve erro de planejamento. O vereador considera que o responsável pelo planejamento foi o ex-secretário Carlos Menezes Júnior. A senhora Adriana Rocha tem apenas, menos de 3 semanas na gestão da pasta.

II Matadouro

No dia de ontem, mais uma situação desagradável  para a população estanciana. Onde o Ministério Público Federal e demais órgãos fizeram uma operação em algumas cidades e na cidade de Estância acabou fechando o matadouro por não esta de acordo com a legislação.


Nas redes os cidadãos questionaram,  que esse já é o segundo ano da gestão de Gilson Andrade, e não entendem o por quê de sua equipe não ter criado uma ação, ou solução para evitar o fechamento do matadouro. Resultado, várias pessoas desempregadas.


Uma trabalhadora do matadouro e indignada (com razão) questionou em vídeo publicado nas redes sociais: " Cadê o prefeito Gilson Andrade ? Cadê ele que não aparece ?". Nesse momento a trabalhadora chorava, mostrando como esta preocupada com a situação.


#ForaGilsonAndrade


Enquanto, a Gestão de Gilson Andrade e vereadores da base aliada tentam demonstrar que esta tudo em ordem, cresce nas redes o movimento #ForaGilsonAndrade. Nesses episódios a hastag #foragilsonandrade começa a ter destaque no sentimento da população.

 Redação Factual 1


Colunistas