Notícias

Guarda Municipal de Estância faz balanço das ações durante o Carnaval


Guarda Municipal de Estância faz balanço das ações durante o Carnaval
O município de Estância realizou de 17 de fevereiro a 10 de março, o maior Carnaval de todos os tempos com festa na zona rural, nos bairros e nas praias, se consolidando não somente pela vasta e diversificada programação, mas, também, por toda a estrutura de segurança montada pela Prefeitura Municipal para garantir a tranquilidade do evento, o que fez do Carnaval 2019 o mais seguro e preferido pelas famílias sergipanas. Parte do sucesso e segurança do Carnaval 2019 se deve ao empenho e dedicação da Guarda Municipal de Estância (GME).

“Os trabalhos da Guarda Municipal foram sensacionais, o que não me causa surpresa alguma devido à competência e compromisso desses abnegados servidores estancianos”, pontuou o prefeito Gilson Andrade.
A GME, com um efetivo diário, participou do desfile de 20 blocos carnavalescos, Concurso para escolha da Rainha do Carnaval, Concurso de Marchinhas, a primeira edição da Feirinha de Artesanato, desfiles das escolas de samba, quatro dias de shows na arena de eventos no Abaís, além da presença indispensável dos guarda-vidas na Praia do Abaís, o que resultou em mais um ano consecutivo, numa festa sem números de mortes ou ocorrências com maiores gravidades. Além de trabalhar preventivamente nos eventos do Carnaval, a GME também auxiliou na organização do trânsito e segurança dos foliões durante a passagem dos Blocos Abaisanas e Amigos da Graça que reuniram aproximadamente 10.000 pessoas cada.
Passado todo o ciclo momesco, a GME apresenta os números oriundos da atuação de seus grupamentos e guardiões, sendo diminuto o quantitativo de apreensões, flagrantes e prisões. Em todos os dias de festa 13 pessoas foram detidas, cinco encaminhadas para a Delegacia Regional de Estância (DERPOL), e uma arma branca foi apreendida, além das ocorrências registradas pela equipe de guardas-vidas da GME, que contabilizaram seis atendimentos de queimaduras por caravelas, seis resgates de afogamentos e a devolução de três crianças que estavam desaparecidas e foram encontradas pela equipe.
O resultado positivo das ações da GME que proporcionaram um Carnaval de paz em Estância se deu graças ao trabalho realizado pela direção da entidade junto a equipe responsável pelo planejamento que envolveu estrutura, transporte, alimentação e que rendeu a notabilidade do serviço na mídia local, bem como na incidência direta na redução do número de incidentes graves, especificamente onde a Guarda atuou de forma preventiva e ostensiva na resposta a conflitos e sinistros a exemplo de assaltos e porte ilegal de armas, ou porte de drogas ilícitas. Portanto, dentro da filosofia GPS (Guardar, Proteger e Servir), a GME atendeu não só as orientações do prefeito Gilson Andrade que prima por organização e segurança, mas também, aos anseios da população estanciana que acredita no potencial da corporação e se sente segura nos eventos onde a nação azul marinho se faz presente.

Fonte: PME / SECOM

Colunistas