Notícias

Prefeitura de Estância inaugura Centro de Triagem da Cooperativa de Reciclagem do município


Prefeitura de Estância inaugura Centro de Triagem da Cooperativa de Reciclagem do município

Em uma manhã de festa a Prefeitura de Estância realizou a inauguração do Centro de Triagem da Cooperativa de Reciclagem do município, uma ação que traduz o conceito de sustentabilidade, garante mais dignidade ao trabalhador e possibilita o desenvolvimento econômico, social e ambiental da cidade.

O evento contou com a participação de vereadores, alunos das redes pública e privada de ensino, imprensa, além de secretários, do Padre Nivaldo, que fez a bênção do espaço e da Vice Prefeita, professora Adriana Leite e do prefeito Gilson Andrade.

" Hoje é um dia histórico para nossa gestão, para Estância e principalmente para a vida das famílias que saíram do lixão e hoje fazem parte dessa cooperativa. Foi uma luta árdua durante quase 2 anos, tempo em que criamos a secretaria de meio ambiente e consequentemente a coleta seletiva., para tal, travamos uma luta de convencimento para conseguirmos trazer essas pessoas para a cooperativa, depois conseguimos montar esse espaço, adquirimos os maquinários através de parcerias, compramos o veículo e agora estamos fazendo essa inauguração que mostra que estamos no caminho certo, cuidando do meio ambiente e contribuindo com o bem estar dessas famílias ", disse o prefeito Gilson.

Para implantar a coleta seletiva no município a Prefeitura de Estância, através da Secretara Municipal do Meio Ambiente, adquiriu, com recursos próprios, um caminhão para que fosse realizada a coleta pelas ruas da cidade; além disso, foi viabilizado o aluguel do galpão que possui banheiros masculino e feminino, além de uma grande área para que todo o trabalho possa ser realizado. Através de um termo de cooperação com o CONSCENSUL foram adquiridos os carrinhos de mão para carregar o material pelas ruas, os uniformes, balança e as baias de separação do material, além da prensa que fora adquirida através de parcerias com a iniciativa privada, ações que mostram um olhar diferencial para com o meio ambiente que passou a ter uma secretaria específica e, que agora, inova com a implantação da coleta seletiva que atenderá inicialmente a 8 cooperados, colaborando com a geração de emprego e renda e proporcionando mais qualidade de vida a estas famílias.

O Projeto de Reciclagem foi implantado em caráter experimental durante as festividades carnavalescas do município. A partir de então, várias parcerias foram realizadas, a exemplo do Condômino Júlio César Leite, dos empresários da região da feira, do grupo Nossa Senhora da Conceição e a Famossul que disponibilizam todos os seus resíduos, além dos empresários do segmento de festas do município que, ao solicitarem as liberações para realização dos eventos, automaticamente se somam ao projeto e concedem o direito da cooperativa de fazer o trabalho de “catação” das latinhas e plásticos no interior dos espaços das festas.

O Secretário do Meio Ambiente de Estância, Joubert Denner, destacou sua alegria ao ver sair do papel um projeto de tamanha importância social e ambiental. " É um dia de felicidade. Hoje estamos implementando a coleta seletiva em nosso município, um marco histórico que está sendo realizado graças aos vários investimentos que foram realizados pela administração do prefeito Gilson Andrade, além das parcerias com o CONSCENSUL e o empresariado local ", disse.

A cooperada Heide da Conceição Ferreira,38, elogiou a conscientização que as pessoas estão tendo e a adesão que o projeto está conquistando perante a sociedade estanciana. Heide enfatizou que a cooperativa de reciclagem está mudando a sua vida. “Mudou muita coisa porque nós não tínhamos trabalho e eu via muita reciclagem na rua poluindo o meio ambiente, então, quando apareceu essa cooperativa eu vi uma oportunidade de ajudar a mudar essa realidade da minha cidade. Tenho percebido uma verdadeira educação ambiental, principalmente por parte das crianças que estão indo até a minha casa levar material reciclável; sem contar que financeiramente está muito bem , está tudo ótimo, graças a DEUS estou mudando a minha vida para melhor”, desabafou.

Edivaldo Ribeiro, superintendente do CONSSENSUL, Consórcio Público de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico do Sul e Centro Sul Sergipano, parabenizou a gestão do Prefeito Gilson Andrade por esta iniciativa e enfatizou que a sociedade precisa fazer a sua parte e separar o lixo seco do úmido , sendo um colaborador dessa ideia. Para Edivaldo, as ações que estão sendo implementadas através da Prefeitura de Estância tem dado valor ao ser humano, ao trabalhador que antes era submetido a situações insalubres e desumanas. “É de grande importância essa inauguração do centro de triagem porque 90% de todo o material que é reciclado no Brasil é através de cooperativa, e hoje, a gestão do prefeito Gilson Andrade dá um grande avanço ao inaugurar este espaço e retirar estas pessoas do lixão, dando mais dignidade a estas famílias. Não é somente dar um trabalho, mas sim um olhar diferenciado para estas pessoas que viveram 10, 20, 30 anos dentro de um lixão. Hoje o catador esta sendo respeitado, sensibilizado e acima de tudo, sendo reconhecido”, afirmou.

Samir França, 16, aluno do 2º ano do SENAI, classificou como importante este trabalho que visa dar o devido destino aos resíduos. O estudante enfatizou que é muito importante sair da teoria e que na escola eles já fazem este trabalho de seleção do lixo. Para Samir, com a expansão das ações em todo o território municipal só quem tem a ganhar é o meio ambiente com a retirada de toneladas de materiais recicláveis que diariamente são despejados nas vias públicas pela população.

Fonte. Prefeitura de Estância

Colunistas