Notícias

Barco de fogo: Fotógrafo Sergipano Márcio Garcez faz exposição fotográfica em Brasília


Barco de fogo: Fotógrafo Sergipano Márcio Garcez faz exposição fotográfica em Brasília
O Centro Cultural Câmara dos Deputados (Cecult) informa a abertura da exposição "Barco de Fogo", do fotógrafo Márcio Garcez, a partir desta quarta-feira (05), no Espaço do Servidor, Anexo II da Câmara dos Deputados.
Barco de Fogo apresenta, a partir de uma narrativa fotográfica, os bastidores da cultura dos barcos de fogo, uma das manifestações culturais mais significativas do estado de Sergipe, destacando o trabalho dos fogueteiros nos barracões, bem como a complexidade da tradicional confecção e soltura dos fogos de artifício.
A produção dos festejos envolve um considerado número de pessoas, presentes tanto no processo de confecção quanto na soltura (estopim) e na apresentação dos artefatos pirotécnicos. Sua confecção se dá nos barracões existentes no município e está embasada em um trabalho coletivo, associado a uma mistura de carpintaria, engenharia e artesanato. A manifestação cultural resulta de um saber-fazer construído por meio da criatividade e engenhosidade de seus artesãos, conhecidos como fogueteiros.
Com a entrada do mês de junho, os barcos de fogo tomam conta das ruas de Estância. A manifestação é considerada Patrimônio Cultural do Estado de Sergipe.
As imagens fazem parte do registro autoral do sergipano Márcio Garcez, graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Sergipe e que, ao longo de trinta anos, documenta a cultura popular brasileira, com trabalhos publicados em alguns dos principais veículos de comunicação e editoras do país.

Serviço
Entrada Franca
Exposição “Barco de Fogo”
Artista: Márcio Garcez
Período: 05 a 27 de junho de 2019
Local: Espaço do Servidor, Anexo II da Câmara dos Deputados
Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 17h


Fonte: Câmara Federal

Colunistas