Notícias

Multidão lota forródromo para assistir ao concurso para escolha do Melhor Barco de Fogo 2019

Multidão lota forródromo para assistir ao concurso para escolha do Melhor Barco de Fogo 2019.


Multidão lota forródromo para assistir ao concurso para escolha do Melhor Barco de Fogo 2019
O buscapesódromo ficou pequeno para a multidão que lotou a área de fogos do Forródromo Rogério Cardoso de Estância para assistir ao tradicional concurso para escolha do melhor Barco de Fogo 2019. O evento foi realizado dia 24 e contou com a participação de 12 fogueteiros que disputaram os 15 mil reais em premiação. O prefeito Gilson Andrade acompanhou de perto a competição e parabenizou a todos os competidores, em especial, ao bicampeão da disputa, o jovem fogueteiro Maicon Batista.

"Uma disputa que enche os nossos olhos e enriquece ainda mais as nossas festividades. Dá gosto de ver esse espaço lotado, mesmo com shows simultâneos em nosso Arraial Raimundo Jacó, isso mostra o quanto é rico o nosso São João e como a população aprecia essa nossa cultura que é única, com esse artefato que atrai diariamente milhares de estancianos e turistas de todos os cantos do mundo. Estão todos os fogueteiros de parabéns, em particular, o vencedor, que pelo segundo ano consecutivo leva o título e colabora com o brilho da nossa festa", disse o prefeito Gilson.

A cada largada, o público vibrava e aplaudia a apresentação dos Barcos que encantavam pela sua beleza, criatividade, luminosidade e corrida, itens avaliados pelo corpo de jurados que teve a difícil missão de escolher o melhor, entre tantos belos barcos que, majestosamente, encantaram o público e mostraram porquê Estância é diferente no quesito São João.

Maicon Batista, bicampeão da competição, destacou que é muito gratificante ver a arquibancada lotada e as pessoas aplaudindo o resultado do trabalho de meses na confecção dos fogos de artifício, em especial, na preparação do barco. Maicon, que é irmão do segundo colocado e filho do fogueteiro Kekeu, destacou que o DNA ajuda e muito e que prosseguir no mesmo caminho do pai é motivo de muito orgulho.

Gumercindo, baiano da cidade de Tajuípe, elogiou toda a estrutura da festa e se mostrou encantado com tudo que viu. "É a primeira vez que venho a Estância e fiquei maravilhado com o Barco de Fogo e essa festa linda, a cidade organizada, o povo hospitaleiro e uma cultura envolvente. Amei tudo e com certeza retornarei outras vezes", disse.

Márcio Santos, fogueteiro que conquistou o terceiro lugar enfatizou a valorização que os fogueteiros estão tendo e agradeceu a todo o apoio que a administração do prefeito Gilson Andrade tem dado para manutenção das tradições. "Foi um maravilhoso concurso. Correu tudo bem, um concurso muito bem organizado pela secretaria da Cultura. Para mim foi uma sensação muito boa em ver toda aquela arquibancada lotada do forródromo, muitos turistas, muitos estancianos e na minha opinião todas as colocações foram muito bem merecidas. Parabéns ao prefeito Gilson Andrade e a sua vice, professora Adriana Leite, pelo belíssimo São João, um São João Tradicional, São João de Rua, de cultura, de barco de fogo, de batucadas; estou muito satisfeito, nós fogueteiros valorizados, e eu só tenho a agradecer a toda a equipe da prefeitura que nos dá a base para que possamos trabalhar, para que possamos fazer um belo São João", afirmou.

Ariosvaldo, que ano passado ficou em terceiro lugar na competição da melhor espada e esse ano sagrou-se vice-campeão no Barco de Fogo, destacou que é muito importante para ele participar dessa competição, que é uma tradição em sua família. O jovem fogueteiro de 29 anos, que há 20 milita na confecção de fogos, agradeceu ao apoio do poder público municipal e elogiou a administração por colaborar com a manutenção das tradições. "Para mim é muito importante participar do concurso, até porque a minha família gosta de fogos. Agradeço muito a prefeitura por todo o apoio, e por manter a tradição. Foi tudo muito bem organizado e eu estou muito feliz", disse.

Resultado:

1º lugar: Maicon Batista – 193 pontos
2º lugar: Ariosvaldo Batista – 191,8 pontos
3º lugar: Márcio Santos – 190,1 pontos
4º lugar: Adenilson da Conceição – 187,5 pontos

O campeão levou para casa uma quantia de 6 mil reais, além de troféu. O segundo lugar ficou com 4 mil, mas troféu; o terceiro recebeu 3 mil, além do troféu e o quarto colocado a quantia de 2 mil reais.


Fonte: Secom

Colunistas