Notícias

Estância sediou lançamento do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional


Estância sediou lançamento do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional
O município de Estância, distante 68 Km da capital, foi a cidade da região sul escolhida para sediar o lançamento do programa "LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional", realizado pelo serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas, SEBRAE. O evento foi realizado no espaço Noblesse e reuniu empresários, executivos, gestores municipais, autoridades políticas, representantes de entidades da sociedade civil, pessoas com perfis de lideranças e potenciais para construção de uma rede de parceiros com o objetivo de elaborar uma agenda regional para o desenvolvimento dos nove municípios que compõem o sul sergipano.

Estimular a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável. Esse é o objetivo do Programa de Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER), uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças que o Sebrae vem implementando, há 10 anos, em diferentes estados do país. Em Sergipe, o LÍDER foi implantado em 2017/2018, conforme relatou o diretor técnico do SEBRAE/SE, Emanoel Sobral.

"Para mim o programa líder é um dos melhores projetos que o SEBRAE tem. Nós começamos em 2017,implantando a primeira unidade piloto em Sergipe, no sertão sergipano, onde trabalhamos com 9 municípios e 45 líderes que durante 8 meses se reuniram para construir uma agenda de desenvolvimento para a região, uma agenda que é construída pelas lideranças do território e que será de suma importância para o alavancamento das ações de fortalecimento daquelas localidades", disse.

Romualdo Vieira, secretário chefe de governo, que no ato representou o prefeito Gilson Andrade, enfatizou a importância da realização do evento no território de Estância. "Isso demonstra o quanto Estância é uma cidade importante no cenário estadual. O nosso prefeito se encontra em Brasília, más, gostaria de estar aqui recebendo os demais prefeitos da região sul, nesse evento importante para o crescimento da economia e do desenvolvimento econômico do nosso município, e de toda a região, para que a gente possa a cada dia mais melhorar na qualidade dos nossos atendimentos, dos nossos investimentos e ações", disse.

Heloísia Fontes, gerente regional do SEBRAE/SE destacou que este evento sinaliza o início de um avanço no desenvolvimento socioeconômico do sul sergipano. Maria Anita Mendonça, Gerente da unidade de ambiente de negócios do SEBRAE, fez um resumo da noite e destacou os 3 principais pontos do evento.

"Esse ano, após uma experiência bem sucedida que foi realizada no alto Sertão, vamos implementar programa "LIDER" aqui na região sul, o com 9 municípios participando e, posteriormente, na região centro sul, com 8 municípios. Ao final de 8 encontros estaremos com uma agenda de desenvolvimento para o território sul sergipano, onde trabalharemos 4 eixos prioritários definidos por um grupo de 44 pessoas dos setores público, privado e terceiro setor, que irão participar dos encontros. Hoje nós tivemos o momento mais técnico, onde apresentamos o que vem a ser o "LIDER" e em seguida fizemos a apresentação de uma experiência bem sucedida no Alto Sertão para que servisse de motivação para os 44 lideres daqui para que eles pudessem entender como foi a vivência dos 8 meses trabalhando em equipe com os demais integrantes dos municípios que formam a região do alto sertão. Por fim, apresentamos a sociedade os 44 líderes da região sul que estão dispostos a contribuir com o crescimento regional", disse.

Ao som da musicista Cláudia Lima, os convidados saborearam um coquetel que no momento inicial do evento, oportunidade onde os presentes puderam trocar experiências e conversar sobre a importância de ações desta natureza.


Do SR

Colunistas