Notícias

Gestão Ranulfo trata servidores da limpeza pública como "lixo" em Arauá


Gestão Ranulfo trata servidores da limpeza pública como "lixo" em Arauá

A diretoria do SINDSEME recebeu recentemente graves denúncias sobre a situação das condições de trabalho degradantes dos garis, especialmente daqueles que trabalham na coleta do "lixo" no município de Arauá.

A coleta dos resíduos sólidos, popularmente chamados de lixo, é um serviço essencial em todas as sociedades. Evita proliferação de pragas, ratos, baratas, escorpiões, insetos em geral, bactérias, a coleta ajuda na prevenção de doenças. Ou seja, é um serviço que diz respeito a qualidade de vida da população.

A Gestão do prefeito Ranulfo, no município de Arauá, tem deixado muito a desejar no cuidado com os trabalhadores que estão na ponta de lança desse setor, aqueles que fazem a coleta nas casas do povo.

No último dia 24 de outubro, quinta passada, o SINDSEME fez uma visita de verificação e FLAGRAMOS uma série de irregularidades que revolta e indigna qualquer ser humano. A prefeitura tem utilizado uma caçamba, veículo inadequado, para fazer a coleta do "lixo", e os trabalhadores ficam dentro dessa caçamba, em meio aos detritos, nadando dentro daquela sujeira, enquanto outros lançam os sacos e tonéis para o alto, sem o mínimo de proteção necessária pra diminuir os riscos.

Faltam Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), sobram riscos de contaminação por doenças. Estes trabalhadores sequer recebem roupas adequadas para amenizar o sol quente, alguns estão com suas luvas rasgadas, são obrigados a respirar a poeira das estradas de chão. Além do fato gravíssimo de sequer terem o seu direito por insalubridade, com uma remuneração muito aquém das suas necessidades, caracterizando situação de precariedade, exposição e super exploração, inclusive com desvios de função, pois muitos destes funcionários são "aproveitados" para operações de "tapa-buraco" nas ruas e estradas do município.

Enquanto isso, a preocupação de Ranulfo é tentar evitar que os servidores possam se filiar ao sindicato, perseguindo e intimidando, contra aquilo que aquilo que é um direito constitucional de todos os trabalhadores de lutarem por seus direitos se organizando em sindicatos e entidades representativas. Que vergonha prefeito!

O SINDSEME torna pública essa denúncia, e cobra medidas urgentes do poder público para regularização imediata destas situações degradantes, sob a responsabilidade da Gestão do prefeito Ranulfo da cidade de Arauá.


Por assessoria


Colunistas