Notícias

Estância: Assentamento Vitória recebe do SAAE implantação da rede de abastecimento

A autarquia investiu mais de 360 mil reais na implantação da rede que beneficia 190 famílias.


Estância: Assentamento Vitória recebe do SAAE implantação da rede de abastecimento
No dia em que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Estância (SAAE) completou 52 anos de fundação, quem ganhou o presente foi os moradores do Assentamento Vitória, localizado na zona de expansão do bairro Alecrim. É que na última quinta-feira, 28 de novembro, foi inaugurada a rede de abastecimento de água, uma ação do governo municipal que beneficia diretamente cerca de 190 famílias.

A obra foi realizada com recursos próprios, sendo um aporte financeiro superior a 360 mil reais. O projeto consiste na construção de uma rede de distribuição com mais de 4 mil metros, saindo do bairro Alecrim, até as residências das 190 famílias. Além disso, abora foi planejada para atender a expectativa de crescimento populacional dos próximos 20 anos. A ação visa atender as demandas de distribuição de água às várias famílias da comunidade, garantindo assim mais qualidade de vida aos moradores, que passarão a receber água tratada nas suas residências após 35 anos.
“No aniversário da cidade de Estância estivemos aqui para inaugurar a implantação da rede elétrica, e hoje no dia em que o SAAE completa 52 anos estamos trazendo o bem mais precioso para o ser humano, que é a água. É preciso ressaltar a magnitude dessas ações, só aqui investimos mais de 600 mil reais para trazer dignidade à população. A partir de agora os moradores terão a oportunidade de ter acesso à água em suas residências, e isso para que já tem acesso à água pode parecer uma ação simples, mas só nos damos conta da valiosidade da água, quando ela falta em nossas torneiras. Finalizo aqui, reforçando o meu compromisso e o da nossa gestão em continuar investindo na melhoria e ampliação do sistema de abastecimento do SAAE, e uma prova disso é a assinatura dessa ordem de serviço para a II Etapa de substituição da rede de amianto por PVC”, afirmou o prefeito Gilson Andrade.

O superintendente do SAAE José Derivaldo, ao fazer uso da palavra, relembrou que a autarquia investirá até 2020 mais de 6 milhões de reais em recursos próprios para melhoria da qualidade da água ofertada à população. “Eu fico muito feliz de entregar o sistema de abastecimento no dia em que completamos 52 anos de história. Só em 2019 investimos mais de 1 milhão e 800 mil reais, e até 2020 serão mais de 6 milhões investidos. Hoje o prefeito assinou a ordem de serviço no valor de 424 mil reais para segunda etapa de substituição da rede de fibrocimento em diversas ruas do cento. Por fim, estamos em fase de licitação para implantar um novo sistema de abastecimento de água do Santo Antônio e Nova Esperança, um investimento de mais de 2 milhões de reais”, esclareceu Derivaldo.
“A gestão do prefeito Gilson Andrade traz para população do Assentamento Vitória duas necessidades essenciais dos ser humano: energia e água. Em meu pronunciamento destaquei que esse loteamento não surgiu em janeiro de 2017, ele já existe há muitos anos. Mas foi Gilson Andrade com sua visão humana, e na sua visão administrativa que fez a implantação do sistema de abastecimento de água, com recursos próprios da autarquia. Isso se chama responsabilidade com o erário, e compromisso com os estancianos que trouxe essas benfeitorias para os moradores do Vitória”, enfatizou o vereador Misael Dantas.
A comunidade ficou muita agradecida pelas ações do poder público. A senhora Marivalda da Silva fez questão de reconhecer que o gestor deu a palavra e que cumpriu com o que havia acordado com a comunidade.“É uma benção de Deus as ações do prefeito Gilson Andrade aqui em nossa comunidade. O que ele prometeu, ele cumpriu. Primeiro disse que colocaria a energia, e assim fez. E agora ele traz o abastecimento de água. Eu gosto de prefeito assim, que fala e cumpre o que promete”, disse.
O Senhor Marcos do Vitória exaltou a mudança de realidade vivenciada pela comunidade com a implantação da rede elétrica e do sistema de abastecimento de água. “Hoje estou vendo uma beleza aqui. Pois, antes a nossa comunidade parecia uma roça sem água e energia. E depois do prefeito Gilson Andrade nós estamos no céu. Tem água em nossas torneiras e energia elétrica em nossas residências. Para construir nossas residências foi necessário comprar tambores de água, e hoje a água está ai jorrando em nossas torneiras graças ao prefeito Gilson”, agradeceu.
Além da comodidade de ter acesso à água potável, a implantação da rede de abastecimento traz benefícios do ponto de vista sanitário/social e econômico, ao prevenir a proliferação de doenças, aumento da expectativa de vida da população, reduz a mortalidade, facilita a instalação de novos empreendimentos, e facilita o controle da qualidade da água.


Colunistas