Notícias

Brigada de combate à dengue vai atuar em Estância.


Brigada de combate à dengue vai atuar em Estância.
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Estadual de Saúde (Funesa), continua na luta contra o Aedes aegypti e esta semana a Brigada Itinerante de Combate à Dengue estará nos municípios de Telha, segunda- feira, 2; Itabi, terça- feria, 3 e Estância nas próximas quarta, quinta e sexta- feira, 4, 5 e 6.

A principal função da brigada é a educação em saúde, é orientar os moradores sobre os cuidados preventivos contra a dengue, como destruir possíveis criadouros, sintomas. Mas a ela cabe também o trabalho de vistoriar os domicílios em busca de criadouros do mosquito, localizá-los e eliminá-los. ”Pelo menos 80% dos focos do mosquito estão dentro das casas”, alertou o coordenador da brigada, Edvaldo Ferreira Maciel.

São as lavanderias as campeãs em criadouros, mas o lixo urbano vem logo atrás, trazendo copinhos, casca de ovos e outros itens que acumulam água e são prósperos em larvas tanto quanto as caixas d’água. Há, ainda, os reservatórios de água do degelo dos refrigeradores que apetecem as larvas, como os potes e filtros, segundo destaca Edvaldo Maciel.

Colunistas