Notícias

ESTÂNCIA: Profissionais do HRE cobram EPI’s da Secretaria de Estado da Saúde


ESTÂNCIA: Profissionais do HRE cobram EPI’s da Secretaria de Estado da Saúde
Na semana passada, o repórter Walisson Jardim, recebeu uma denúncia sobre a falta de equipamentos de Proteção Individual (EPI’S) para os profissionais da área da saúde que tem se arriscado no combate ao novo coronavírus, no Hospital Dr. Jessé Fontes, município de Estância.

De acordo com as informações, os profissionais cobram da administração do Hospital ou até a secretaria de estado da saúde, vários equipamentos que estão em falta, principalmente os jalecos descartáveis e compressas.

Informações dão conta que a falta de EPI’S no Hospital, acontece desde a semana passada. "Não existe a gente trabalhar e não ter um jaleco", reclama o profissional do Jessé que não quis se identificar.

O perigo para quem está na linha de frente é enorme porque ao trabalhar diretamente com os doentes os profissionais de saúde recebem uma carga de vírus e podem, por isso, desenvolver as formas graves da doença.

Em resposta a reportagem, a Secretaria de Estado da Saúde informa que não há falta de EPI’S no Hospital Regional de Estância. Os itens da área covid e UTI estão sendo liberados conforme solicitação do setor, em consonância com a nota da Anvisa atualizada em 8 de maio. Os demais setores estavam na falta do capote simples, que é o de gramatura 20, mas na sexta, recebemos um quantitativo.

As compressas, assim bem como luva M e G chegaram ontem e começaram a ser dispensadas para uso conforme solicitação realizada pelo enfermeiro do setor. Por fim, informamos que a SES realizou uma compra de EPI’s e está com estoque garantido para três meses.

Por: Walisson Jardim

Colunistas