Notícias

Clube do Educador 5.0: Estratégias de Videoaulas no Ensino Híbrido. Entenda!

Ascom Margi Education


Clube do Educador 5.0: Estratégias de Videoaulas no Ensino Híbrido. Entenda!
O programa Clube do Educador 5.0, atração independente produzido pela Escola Margi Education, e apresentado pelo seu CEO, Reginaldo Santana, com transmissão nas redes sociais e pela FM Mar Azul segue se consolidando no ar com a abordagens de importantes temas relacionado ao desafios e superações na educação em tempos de pandemia.

Na edição veiculada ontem, terça-feira, 23, o programa abordou questões importantes sobre as "Estratégias de Videoaula no Ensino Híbrido". Tema de grande relevância que pode ajudar os mestres da sala de aula no enfrentamento de desafios e na saída da zona de conforto.

O programa reforçou, que as ferramentas digitais, hoje na palma da mão de qualquer educador, podem colaborar de forma mais produttiva com os processos de ensino e aprendizagem, porém, o CEO da Margi Education, Reginaldo Santana, alerta que apenas o uso da tecnologia não é suficiente. O Ensino Híbrido, que combina o uso da tecnologia digital com as interações presenciais, visando à personalização do ensino, é um modelo possível para facilitar a combinação, de forma sustentada, do ensino online com o ensino presencial.
Para refletir as possibilidades do uso dessa importante proposta de adaptação ao ensino, o programa contou com as participações das professoras Keula Silva, formada em Licenciatura em Letras (português, inglês e literatura), e Samara Marchini, professora de Educação Infantil. Em cada edição, o programa conta com a participação de professoras de diversos estados do Brasil. Resultados obtidos indicam enriquecimento da prática pedagógica por meio do uso integrado das tecnologias digitais, motivação dos estudantes e possibilidades de personalização das ações de ensino e aprendizagem.

O que é Ensino Híbrido?
É possível encontrar diferentes definições para Ensino Híbrido nas teorias educacionais. Todas elas apresentam, de forma geral, a convergência de dois modelos de aprendizagem: o presencial, em que o processo ocorre em sala de aula, como vem sendo realizado há tempos, e o online, que utiliza as tecnologias digitais para promover o ensino.
No modelo híbrido, a ideia é que educadores e estudantes possam ensinar e aprender em tempos e locais variados. Principalmente no Ensino Superior, essa realidade está atrelada a uma metodologia de ensino a distância (EAD), em que o ensino presencial se mistura com o ensino remoto. Em alguns casos, algumas disciplinas são ministradas na forma presencial e outras ministradas apenas a distância.

Tecnologia e educação
O estudo sobre o uso das tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem não é recente na educação. Desde o final do século passado, com a introdução do uso dos computadores na escola, diversas pesquisas têm sido realizadas com o objetivo de identificar estratégias e consequências dessa utilização.
Gostou do conteúdo? Fique ligado nas redes sociais oficiais da Margi Education (@margieducation) e lá vocês conferem grandes novidades.

Colunistas