Notícias

REPORTAGEM ESPECIAL: Conheça o potencial agropecuário do município de Estância/SE

Por: Vanderson Santos, Engenheiro Agrônomo


REPORTAGEM ESPECIAL: Conheça o potencial agropecuário do município de Estância/SE

O município de Estância, localizado a 68,3 Km da capital Aracaju, desponta como um dos principais parques industriais do estado de Sergipe e do Nordeste. Dentre as principais empresas encontradas no município, o setor agroindustrial vem alavancando a economia e o PIB com a produção de aromatizantes, têxtil e alimentício, com destaque para a produção de bebidas. Além disso, a cidade responde por 45% das exportações do estado e gera inúmeros empregos de forma direta e indireta.

Além da produção industrial, o município apresenta uma grande variabilidade na produção agropecuária, quando comparado a outras regiões do estado. De acordo com o último censo agropecuário, do IBGE, em 2017, o município possuía 1844 propriedades rurais, com uma área total de 28.568 hectares. Esses estabelecimentos são responsáveis por culturas agrícolas que abastecem as feiras livres, supermercados e o comércio de diversas cidades e estados circunvizinhos. Abaixo estão os principais dados agropecuários do município:

A pecuária também está presente com uma produção leiteira de 2,3 milhões de litros de leite/ano e 84 mil dúzias de ovos anuais. Entretanto, apesar da diversificação da produção no município, percebe-se nos dados que existe um grande número de propriedades rurais e uma baixa produtividade quando comparado ao seu potencial agrícola.

A cidade de Estância apresenta condições favoráveis, de clima e transporte, para se tornar um dos maiores polos agrícola do estado. Segundo dados publicados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), o município está situado na bacia do rio Piauí, sendo cortado por dois dos seus afluentes, o rio “Piauitinga” e “Fundo”. Essa riqueza hídrica possibilita o cultivo irrigado, nos períodos mais quentes e secos, principalmente, de culturas hortícolas (como alface, coentro, tomate, dentre outras) e cereais (como o Milho e Feijão). Além disso, a precipitação média anual de 1552 mm garante água suficiente para o cultivo no período chuvoso, entre os meses de março a agosto.

A localização é um dos requisitos fundamentais para o sucesso de qualquer cultivo e garante escoamento da produção e comercialização dos produtos. O município apresenta uma das melhores logísticas rodoviárias e hidroviária do Nordeste, por ser cortado pela BR-101 e rodovias estaduais, como também, pela proximidade com o porto. Além disso, as estradas vicinais garantem fluxo dos caminhões e tratores que se deslocam entre os povoados e a sede do município.

Apesar de todo potencial, o município apresenta limitações que dificultam sua ascensão agrícola. Um dos principais fatores que contribuem para isso é a falta de assistência técnica e tecnologias que facilitariam o aumento da produção e produtividade dentro da realidade financeira dos produtores rurais da cidade. Infelizmente, muitos produtores desconhecem a importância do acompanhamento técnico e deixam de realizar procedimentos simples como a análise de solo para adubação e correção, principalmente, nos períodos de chuva quando são realizados os plantios sem custo com irrigação.

Foto 1. Coleta de solo para análise de fertilidade (Arquivo pessoal)

Um outro fator limitante é a presença de solos de difícil cultivo sem acompanhamento técnico adequado. Os solos de Estância são caracterizados pela presença das classes argissolo vermelho-amareloplintico raso (solos pedregosos),argissolo vermelho-amarelo eutrófico (solos férteis), halomórficos (mangues), neossoloquartzarênico (areia de praia), com predominância doargissoloplintico raso. Apesar da presença de solos de difícil cultivo, o município apresenta áreas com boa fertilidade e excelente potencial agrícola.

Foto 2. Argissolo vermelho-amarelo plintico raso (Arquivo Pessoal)

Como engenheiro agrônomo, principal profissão responsável pelas consultorias e assistência técnica rural no pais, trarei dicas importantes de cultivo e esclarecerei dúvidas dos produtores, com objetivo de transformar nosso município em um grande polo agrícola do estado de Sergipe. Acompanhe nossa coluna e garanta boas produtividades e lucro com sua produção agrícola.

REFERÊNCIA

Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (EMDAGRO). Pluviosidade média mensal por município - 2020 (em mm), 2020.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo Agropecuário, 2017.

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). Elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos: Caracterização e Diagnóstico Ambiental do Estado (RE-9), 2010.

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). Plano estadual de recursos hídricos do estado de Sergipe: Classificação dos solos do estado de Sergipe, 2010.


Colunistas