Notícias

Projeto de Vida nas escolas foi iniciado em 1983

Projeto de vida é aqui


Projeto de Vida nas escolas foi iniciado em 1983
São exatamente 06:30h da manhã de 2014. Dia nublado, previsão de chuva, Belo Horizonte – MG. A jovem Iasmin Karoline de Sergipe inicia sua preparação para o último dia de prova de Soluções de Software do maior evento de Educação de atletas do conhecimento do mundo. Para muitos que passavam pelo ExpoMinas era somente mais uma competição, mas para Iasmin, a perspectiva era muito mais profunda e iniciara bem antes.

Assim, voltemos para novembro de 2012. Em uma das salas de aula da escola do SESI/SENAI de Sergipe, Estância. Iasmin Karoline estava escrevendo, planejando o seu objetivo de vida, justificativas e estratégias. Ela mesma pensa e escreve. Cada passagem de segundo, seu espírito de jovem ganhava mais entusiasmo na busca de seus sonhos. O professor questiona se ela tinha certeza do que acabara de escrever, Iasmin confirma e aqui deixo seu objetivo: “Chegar ao pódio na competição nacional de 2014 da modalidade de soluções de software”. Iasmin desenha o seu PROJETO DE VIDA, e por trás dessa meta estaria a profissional Desenvolvedora de Software de 2022.

E agora, quais seriam os próximos passos? O que a Instituição deveria fazer? Entra no jogo todo um ecossistema (docentes, infraestrutura, coordenação, gestão) para dar todo o suporte para Iasmin conseguir seu objetivo.Dois anos de treinamento, dois anos que o SENAI doa toda sua capacidade produtiva, intelectual, estratégica para o Projeto de Vida de Iasmin Karoline. Dois anos de recursos financeiros para que uma mente torna-se seu sonho, realidade.
Paralelo a Iasmin, vários SENAI do Brasil faziam com maestria o mesmo processo. Mais de 40 modalidades em 2014, cada estado preparando seus alunos. Um total de 800 projetos de vida preparados pelo SENAI diretamente para a etapa nacional, sem contar as etapas estaduais, o que podemos chegar em média de 2000 projetos de vida há cada dois anos.

E não se engane, não se apegue a 1942 quando muitos falsos intelectuais rotulavam os alunos do SENAI como apertadores de parafuso. Não perca tempo com esse pensamento desprezível. No projeto de vida do SENAI os alunos são preparados tecnicamente e também em suas habilidades socioemocionais. Aprenda com Rodrigo Kelle que representou o Brasil em 2017 na etapa mundial de Abu Dhabi: "Acho que o desafio principal é o controle emocional, porque o conhecimento a gente já tem, as técnicas mais que suficientes para desenvolver uma boa competição" (fonte: Fiescnet). A fala de Rodrigo é forte e iluminada. Atingir o nível técnico de excelência é básico, o grande desafio é sempre as emoções e principalmente o autoconhecimento.

Enquanto, você achava que o SENAI só apertava parafuso, seu corpo docente, sua estrutura estava a serviço do PROJETO DE VIDA individual de cada aluno. Definindo metas, trabalhando a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, dando suporte psicológico, estava sendo o centro de excelência em Projeto de Vida do BRASIL.

No entanto, não foi com Iasmin e nem com Rodrigo Kelle que o SENAI iniciou o Projeto de Vida no Brasil. Desde 1983, com sua primeira participação na Áustria a instituição trabalha individualmente a meta de seus alunos. No total 19 participações somente em etapas mundiais (1983-2019). Só na última participação da WorldSkills (etapa mundial) o Brasil enviou 63 jovens para Kazan, Rússia. 63 projetos de vida preparados por média em 3 anos. Mobilizando docentes e equipe pedagógica em todos os estados do Brasil. Mostrando que o SENAI não se preocupa somente com números, mas com a qualidade que ao final vai entregar ao mundo do trabalho, ou acadêmica.
Em cada canto desse país você verá vários alunos que participaram dessa obra de arte educacional. História de famílias que foram transformadas pela grande capacidade do SENAI em investir seriamente no desenvolvimento de um único indivíduo, pois o sucesso coletivo é fruto da soma do sucesso individual.

Com cortesia que uma bela criança possa dar para você, lembre-se que quando ouvir a frase Projeto de Vida em algum site, canal de rede social, em alguma capa de livro, editora, sistema de ensino, não esqueça que para fazer um verdadeiro projeto de vida precisa de um ecossistema de pessoas engajadas e sem dúvida recursos investidos com responsabilidades de todos os envolvidos, isso o SENAI já faz desde 1983.
Bom, estás com dúvidas? Busque um SENAI próximo da sua casa e pergunte ao corpo docente sobre a Olímpiada do Conhecimento, pergunte os detalhes. Como é a preparação, os desafios, os investimentos que o SENAI pode fazer em seu filho se ele conseguir avançar nas etapas escolares. Se você, também tiver o prazer de encontrar algum docente antigo do SENAI ouvirá um termo interessante que é ligado diretamente ao Projeto de Vida dos alunos: avaliação por competência. O que no atual momento é chamado de Metodologia SENAI de Educação Profissional (MSEP).

Com fé em Deus o SENAI deve continuar seguindo sua função social de projetar verdadeiros talentos para a nação brasileira. Deve continuar investindo mais nesse maravilhoso projeto e escalando para que mais jovens possam terem seus sonhos realizados.

Por último, quero parabenizar os docentes e escolas de todas as esferas que depositam esforços maravilhosos no projeto de vida de seus alunos e principalmente aos amigos das escolas públicas que as vezes sem nenhum recurso financeiro conseguem transformar a vida de um estudante.

Autor: Reginaldo Santana Docente SENAI Ex-professor de Universidade Desenvolvedor e Engenheiro de Software Analista Comportamental Internacional Evangelista de Inteligência Emocional


Colunistas