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A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) concedeu nesta sexta-feira (22/3), a Cia Sul Sergipana de Eletricidade (SULGUPE), o Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2023. A Cia está entre às distribuidoras de energia melhor avaliadas pelos consumidores em pesquisa realizada junto aos consumidores em 2023. A cerimônia do Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2023 ocorreu no auditório da sede da Agência em Brasília, e foi recebida pela Presidente da SULGIPE, Yvette Batalha Leite, e pelo Ouvidor Washington Vidal.
Ao destacar a importância do Prêmio, o diretor-geral da Agência, Sandoval Feitosa, disse que “a informação, o diálogo e o empoderamento dos consumidores são pilares inegociáveis da ANEEL”. Segundo ele, “ao longo dos anos ,o Prêmio tem dado repetidos sinais para a ANEEL, empresas e consumidores e para os formuladores de políticas públicas. O consumidor mudou suas exigências, expectativas e tolerância. Cabe ao regulador identificar os movimentos comportamentais e tecnológicos. Precisamos compatibilizar as necessidades do consumidor e as obrigações nos contratos”.
Os diretores da ANEEL Fernando Mosna e Agnes da Costa participaram da cerimônia, ao lado do secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Gentil Nogueira de Sá Junior, do diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Luiz Carlos Ciocchi; do presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Alexandre Ramos; e do diretor da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) Reinaldo Cruz.
Além dos dirigentes e representantes das empresas premiadas, também compareceram dirigentes da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia (ABRADEE); Associação Brasileira dos Produtores Independentes (APINE); Associação Brasileira de Empresas de Transmissão de Energia Elétrica(ABRATE); Fórum das Associações do Setor Elétrico; Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica e Frente Nacional dos Consumidores de Energia Elétrica.
No evento, o secretário de Energia Elétrica do MME, Gentil Nogueira de Sá Junior, afirmou que “ a qualidade é algo que deve ser almejado para se torne um serviço com continuidade e segurança para que o consumidor perceba de fato um insumo na vida de cada um”.
As empresas premiadas tiveram as melhores colocações no Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (Iasc), apurado anualmente desde 2000. De agosto a novembro de 2023, foram entrevistados 29.474 consumidores em 625 municípios pela empresa de pesquisa de opinião pública Qualitest Inteligência em Pesquisa, sobre o grau de satisfação com relação aos serviços prestados pelas distribuidoras, qualidade do fornecimento de energia, atendimento e confiança na distribuidora.