Além de disputar espaço com os clandestinos, muitos regulamentados pela lei reclamam das altas taxas.
Por conta da falta de fiscalização por parte da SMTT de Estância, o número de mototaxistas irregulares e irregularidades tem aumentado a cada dia e de forma assustadora em Estância. Para evitar alguns contra-tempos, é importante que os passageiros e usuários do serviços tomem alguns cuidados, um deles é a verificação numérica cadastral do profissional regulamentado por por lei, numeração esta que pode ser visualizada no capacete como nas laterais das motos dos regulamentados.
O serviço de mototaxista existe há mais de 14 anos no município, mas apesar das exigências para todos os profissionais trabalharem de forma regular, uma boa parte dos condutores e donos de motos não cumprem a determinação da Lei Municipal em vigor aprovada pela Câmara municipal de Vereadores de Estância.
Por exemplo, em casos de acidente, é possível localizar o mototaxista através da numeração do capacete ou pela placa vermelha. O usuário que se preocupa com a sua segurança dificilmente será surpreendido de forma negativa se observar pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença.
Não é difícil encontrar mototaxistas irregulares atuando de forma clandestina em Estância, principalmente, na feira livre da cidade onde é maior o fluxo de passageiros. Apesar das constantes reclamações, os passageiros devem tomar muito cuidado para não serem lesados.