Para denunciar atividades que põe em risco o meio ambiente, é possível ligar no dique denuncia (79) 9 9801-5407.
Na manha desse sábado, 11, uma equipe do Departamento Municipal de Meio Ambiente (DEMMA), foi avisada, através do disque denuncia, da existência de tartarugas mortas no povoado Saco.
Após o recebimento da denuncia, a equipe do DEMMA foi in loco e encontrou três tartarugas da espécie Chelonia mydas, também conhecida como verde ou uruanã, mortas no povoado Saco. Duas delas estavam na praia das Dunas e uma na praia da Boa Viagem, em frente aos bares.
A presença dessas tartarugas causou comoção nos frequentadores da praia que lamentaram a morte dos animais marinhos. Segundo informou o Diretor de licenciamento, fiscalização e projetos , César Franco e Márcio Augusto Rosas Barbosa, uma das tartarugas encontrada tinha mais ou menos sessenta anos e pesava cento e cinquenta quilos. Essa espécie é considerada como vulnerável no Brasil e no âmbito internacional encontra-se na lista das ameaçadas de extinção.
O monitor do Projeto Tamar, Jai, realizou uma autópsia simples e não foi encontrado nenhum indício de alimentação inadequada, como plástico ou outro produto. Como não existiam ferimentos externos que justificassem a morte do animal, e devido à presença constante de barcos pesqueiros, tudo leva a crer que provavelmente a causa da morte tenha sido por afogamento após ter ficado presa em uma rede de pesca.
Para denunciar atividades que põe em risco o meio ambiente, é possível ligar no dique denuncia (79) 9 9801-5407.
Fonte: SECOM