Após a visita técnica à “Escola Dom Coutinho”, o lançamento do projeto aconteceu nas instalações do auditório da Câmara Municipal.
A vice-prefeita Adriana Leite (PRB) participou do lançamento do projeto piloto “Educação – Responsabilidade de Todos”,na manhã desta quarta-feira, 16, no município de Estância. A Iniciativa do projeto é do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE) que tem como finalidade acompanhar em tempo real o desenvolvimento da política educacional implementada pela Gestão Municipal, uma das metas de trabalho do TCE, dentro da sua função pedagógica.
A vice-prefeita e professora Adriana Leite acompanhou a visitação à Escola Municipal “Dom Coutinho”, localizada no Bairro Alagoas, zona norte da cidade, juntamente com a conselheira Suzana Azevedo, com o prefeito Gilson Andrade, com o presidente da Câmara Municipal, André Graça e os técnicos do TCE. Foram vistoriadas as salas de aulas, cantina, estruturas do prédio, carteiras, área de recreação e etc.
A cada sala visitada, a vice-prefeita Adriana Leite vivenciava as lembranças de quando professora em sala de aula. Era visível a sua alegria em meio aos alunos ao espargir carinhos aos aprendizes do fundamental. Esses lhe pedindo para posar em selfie, em resposta ao afeto recebido.
Ao falar à nossa reportagem, a vice-prefeita revelou ser extremante importante a parceria do TCE com a Prefeitura de Estância.
-Estou emocionada porque como professora a gente volta para escola, para a sala de aula, e volta a saudade que desperta a emoção de ver esses alunos com os olhinhos brilhando; alguns com olhos de esperança, outros com olhos de tristeza. Passar por aqui é uma injeção de ânimo que nós dá forças para continuar trabalhando por aquilo que a gente acredita – disse a Sra. Leite.
Ainda em sua fala, disse que a educação é o único instrumento pelo qual o ser humano pode mudar a realidade da vida e transformar a sua realidade.
-Não existe mágica para mudar de vida. A única porta é a educação. O Tribunal de Contas está aqui hoje, não só para fiscalizar, mas para ajudar, orientar, até cobrar aquilo que pode ser otimizado, aquilo que se pode melhorar. A visita do TCE aqui na cidade eu vejo com muita relevância, pois, se tem parceiros que podem ajudar a melhorar a educação que desejamos para os nossos munícipes, eu reputo de grande proeminência e de alegria desmedida – finalizou.
A vice-presidente do TCE, Suzana Azedo, noticiou que o trabalho começou nesta data [quarta-feira, 16] e que o TCE irá visitar todas as escolas existentes em Estância. Irá detectar as possíveis falhas existentes, conversar com a equipe técnica municipal para que as possíveis falhas sejam corrigidas.
-A partir daí, será iniciado um trabalho de controle e fiscalização no sentido de melhorar os próximos índices do IDEB deste município. Nos próximos quatro anos o TCE/SE vai estar presente em Estância acompanhando esse controle – disse Suzana.
Após a visita técnica à “Escola Dom Coutinho”, o lançamento do projeto aconteceu nas instalações do auditório da Câmara Municipal.
Por: Genilson Máximo