Notícias

7 de junho de 2025 às 07:34:49

Católicos são maioria absoluta em Estância, aponta IBGE

61,16% são católicos


Católicos são maioria absoluta em Estância, aponta IBGE
Dados do censo do IBGE (2022) publicados no último dia 06/06/2025, revelam que a fé católica ainda é predominante no município de Estância (SE). Segundo os levantamentos, 61,6% da população se declara como Católica Apostólica Romana, reafirmando a tradição religiosa do município, que mantém forte influência da Igreja Católica em sua cultura e cotidiano desde a criação da diocese em 30 de abril de 1960 pelo Papa João XXIII, tendo um papel central na vida da população. A sede episcopal, instalada na cidade, abriga a Catedral Diocesana de Nossa Senhora de Guadalupe reunindo fiéis da região sul de Sergipe.
Na mesma pesquisa, em segundo lugar, aparecem os evangélicos, com 23%, seguidos por pessoas que se declararam sem religião (11,04%). Outros grupos religiosos aparecem com menor representação, como espíritas (0,37%), Umbanda e Candomblé (0,46%), tradições indígenas e outras religiosidades (3,66%).

Foto 01 - Grandes grupos de religião.

No comparativo por sexo, observa-se que entre os católicos, há um equilíbrio entre os sexos: 51,49% são mulheres e 48,51% são homens. Já entre os evangélicos, as mulheres são maioria expressiva, representando 59,25%, enquanto os homens somam 40,75%. O grupo que se declara sem religião apresenta uma inversão: 57,47% são homens e 42,53% mulheres.
Quanto à alfabetização, os evangélicos lideram com o maior percentual: 90,07% são alfabetizados, seguidos pelos católicos, com 88,03%, e pelos que não têm religião, com 83,84%. Esses dados mostram que a educação formal está amplamente presente entre os grupos religiosos mais numerosos da cidade, embora haja leve diferença entre eles.

A combinação desses gráficos revela que as mulheres estão mais presentes nos grupos religiosos ativos, enquanto os homens se destacam entre os que se declaram sem religião. Além disso, mesmo com alta taxa de alfabetização em todos os grupos, há um leve distanciamento entre os sem religião, o que pode refletir em diferentes formas de acesso à informação, práticas culturais ou prioridades sociais.

Foto 02 - Religião e alfabetização


A cidade de Estância apresenta um padrão semelhante ao do Brasil, onde a religião católica teve 56,75% e a evangélica 26,85%. A maior diferença absoluta também ficou dentro do grupo católico, obtendo 4,41% de diferença absoluta comparado ao Brasil. O menor contraste entre Estância e o Brasil ocorreu no grupo que declarou outras religiosidades.


Foto 02 - Religião e alfabetização

Para o poder público, esse panorama é um indicativo da importância de políticas públicas que respeitem e dialoguem com a diversidade religiosa da cidade, fortalecendo espaços de convivência, celebração e apoio comunitário. Além disso, os índices de alfabetização, ainda que elevados, mostram que há espaço para políticas de incentivo à educação, principalmente voltadas à inclusão de pessoas sem filiação religiosa, que apresentaram os menores percentuais nesse quesito. A leitura atenta desses dados pode auxiliar no planejamento de ações culturais, educacionais e sociais mais sensíveis à realidade local.


Redação Factual1
07/06/2025

Não ficou sabendo...