Notícias

Mutirão de catarata é realizado no Hospital Regional de Estância

.


Mutirão de catarata é realizado no Hospital Regional de Estância

O trabalho da atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de interiorizar os serviços de saúde, está viabilizando a realização no Hospital Regional de Estância, fruto também de uma parceria da pasta com o Instituto Oftalmológico de Sergipe (IOSE), mais um mutirão de catarata para atender aproximadamente 200 pacientes que residem na região Sul do Estado.

Segundo o superintendente do hospital, Danilo Conceição, além do espaço físico, a unidade também está disponibilizando para a realização das cirurgias dois profissionais da casa. Em dezembro do ano passado houve também um mutirão, com a mesma parceria, onde foram feitas cerca de 600 cirurgias de catarata.

 “Estamos colocando em prática mais um mutirão em parceria com a IOSE para beneficiar aproximadamente 200 pacientes de municípios da região, como Itabaianinha, Umbaúba e Tomar do Geru, Cristinápolis, Arauá, Boquim, por exemplo. Desta vez, além do centro cirúrgico, de enfermarias e da sala pós-cirúrgica, estamos cedendo para o mutirão também um médico e uma enfermeira. O primeiro mutirão foi um grande sucesso e este, mais uma vez, também está sendo”, disse.

 O superintendente ressalta ainda a importância de ações como esta para devolver a qualidade de vida a muitas pessoas, principalmente a idosos. “Mais de 90% dos pacientes para cirurgias de catarata são idosos que, muitas vezes, encontram dificuldades para se deslocarem para a capital e outras regiões para fazerem o procedimento. Então, o mutirão é importante e ficamos felizes por beneficiar tantas pessoas”, conclui Danilo.

Fonte: SES


Colunistas