Notícias

Estância: Candidato a prefeito Gilson Andrade não participa de debate e é alvo de duras críticas

O debate é realizado a mais de 20 anos.


Estância: Candidato a prefeito Gilson Andrade não participa de debate e é alvo de duras críticas
O candidato do PTC à prefeitura de Estância, Gilson Andrade, foi o principal alvo de fortes criticas dos demais concorrentes ao cargo do Executivo Municipal por de última hora, anunciar que participaria do primeiro debate eleitoral realizado pelo Colégio Estadual Walter Franco, realizado às 20h, da última sexta-feira, dia 16/09.

Gilson Andrade anunciou, por meio de sua assessoria de imprensa, que por não concordar com as regras apresentadas pela organização do debate, sua coligação decidiu que o seu candidato não participaria do evento, pois segundo diz a nota, seria o momento oportuno para denegrir a imagem do candidato. Após o anúncio, o atual deputado e candidato à prefeitura de Estância, Gilson Andrade (PTC) foi alvo de fortes criticas tanto de seus adversários quando de parte da população Estanciana que avaliou, como uma atitude desrespeitosa a medida tomada pelo agrupamento político do candidato. Carlos Magno (PSB), Márcio Souza (PSOL) e Titó (PPL) estiveram presentes no evento.

Minutos antes do inicio do confronte de ideias e propostas entre os três candidatos presentes, nossa equipe de reportagem conversou com os candidatos que disparam criticas duras ao advesrário: Carlos Magno - " Infelizmente, a ausência do candidato Gilson Andrade mostra uma frgilidade dele como candidato para dirigir a Estância, nós queríamos além de apresentar nossas propostas, saber dele explicações sobre o uso de forma equivocada das verbas de subvenção da Assembléia Legislativa. Sobre os R$ 15 milhões do PROINVEST que até agora não foi feito nada para Estância, e saber dele também, sobre um processo que corre em segredo de justiça na cidade de Itabaianinha onde o ex-deputado Mundinho em delação premiada que conta tudo sobre o desvio de verbas da subvenção. Mas por hoje, ele tem que pedir desculpas a população ", declarou o candidato.

Já candidato Titó do PPL destacou - " A desistência de Gilson Andrade é covardia, e isso mostra que ele deve, e como diz o ditado quem não deve não teme. A sociedade Estanciana sabe que ele deve, e isso é publico e notório porque está envolvido no processo de subvenção ", afirmou o candidato.
O candidato Márcio Souza foi enfático - " O debate é democracia, é oportunidade única, ele a sociedade julgue ". Nas redes sociais, o candidato desistente do debate foi taxado de covarde e também recebeu duras criticas.
" Por uma questão moral muito básica e fundamental, nunca votaria em alguém que foge de um debate. A lógica é muito simples: se foge é porque teme certas perguntas. E se teme certas perguntas, não deveria nem ser candidato ", disse o internauta Ivan Reis, em sua conta pessoal do Facebook.

Veja a nota de esclarecimento divulgada pela coligação do candidato Gilson Andrade:
NOTA DE ESCLARECIMENTO

Nós da coligação “Construindo um Futuro Melhor”, que tem como candidato a prefeito Dr. Gilson Andrade e como candidata a vice Adriana Leite, vimos comunicar aos organizadores do debate que será realizado hoje, 16 de setembro de 2016, na escola Estadual Senador Walter Franco, e a população em geral, que o nosso candidato a prefeito Dr. Gilson Andrade fica impossibilitado de participar do referido debate pelas as razões agora expostas:

No dia 06 de setembro de 2016 o nosso representante, Sr. Renato Silva Júnior, participou da reunião em que foram apresentadas as regras que norteariam o debate. Na oportunidade foram feitas observações e apresentadas sugestões que visavam deixar o debate mais democrático e propiciasse a apresentação das propostas por parte dos candidatos, evitando que o debate fosse usado para outros fins, como ofensas pessoais, e evitando também que o debate fosse utilizado como forma de tentar atingir um único candidato.

Todas as sugestões foram aceitas pelos organizadores e acordadas por todos os representantes das coligações, cabendo aos organizadores refazerem as regras, devendo apresentar a nova proposta para a análise e aprovação de todos. Por diversas vezes solicitamos dos organizadores o envio oficial das novas regras acordadas, no entendo não nos foram apresentadas.

Para a nossa surpresa, no dia 15 de setembro, ontem, recebemos extra oficial as regras do debate, porém sem constar todas as alterações acordadas pelas coligações. Portanto, a menos de 24 horas da realização do debate ainda não sabemos quais as regras que serão utilizadas, o que nos deixa extremamente apreensivo quanto sua imparcialidade, como já vem sendo divulgado nas redes sociais que este debate será a oportunidade de denegrir a imagem do nosso candidato. Sem regras claras, e com demonstrações públicas da parcialidade, só restou a nossa coligação a decisão de não comparecer ao debate.

Reafirmamos o respeito aos debates públicos como uma forma dos candidatos apresentarem de fato suas propostas e estamos aberto aos convites de debate. Porém, só participaremos com as regras claras e em um ambiente de imparcialidade. Caso não ocorra, continuaremos divulgando as nossas propostas de governo nas redes sociais, nos nosso programa eleitoral e cópias do nosso Plano de Governo pode ser solicitado em nosso comitê.


Estância, 16 de setembro de 2016
Coligação Construindo um Futuro Melhor
Redação Factual 1

Colunistas