Notícias

Fim das eleições em Estância: do lamento à comemoração, quem prevalece é o inconformismo!

Por: Lucas Berto


Fim das eleições em Estância: do lamento à comemoração, quem prevalece é o inconformismo!

Encerrado o pleito eleitoral de Estância, vemos um cenário típico de qualquer pós eleição: lágrimas de um lado e gargalhadas de outro, mas quem prevalece mesmo é o inconformismo. Apesar do acirramento na disputa eleitoral ter sido constatado por quem andava pelas ruas da cidade, as pesquisas de certa forma, se confirmaram, e o grupo do prefeito reeleito, Gilson Andrade do PSD, mostrou larga vantagem na preferência dos estancianos, derrotando o bloco formado pelo candidato Márcio Souza do PSOL, que obtive cerca de quase 13 mil votos, contra 18, do atual gestor.

Mas o que está chamando a atenção no pós eleição de Estância é o inconformismo de alguns apoiadores políticos dos grupos que polarizaram a disputa eleitoral. E pasmem! Isso é visível tanto no grupo dos que não obtiveram êxito, quanto no grupo dos que ganharam a eleição.

Acontece que muitos desses apoiadores, ainda permanecem em cima do palanque, embora as eleições tenham sido concluídas no último dia 15. Sejam alguns frustrados pela derrota, que sofreram uma febre de instabilidade em sua percepção da realidade, pois há quem ainda aposte em teorias improváveis de anulação das eleições por não se conformarem com os resultados; seja para alguns frustrados pela vitória, que apostaram alto e ainda não tiveram o “reconhecimento” que acreditam merecer, e que já cobram do gestor reeleito, uma participação no novo mandato, que ainda sequer começou.

Ainda tem àqueles cujo o lamento se tornou exacerbado e deprimente, e àqueles cuja comemoração se tornou enfadonha e patética, chegando a romper amizades e tornando o(a) cidadão(ã) um(a) verdadeiro(a) “pé-no-saco”.

Seja de um lado ou de outro, sempre encontramos as mesmas figurinhas chatas e cansativas quando abrimos as redes sociais, pois nos deparamos com a mesma história, contada de óticas diferentes.

Mas vamos dar tempo ao tempo e observar quando essa turma vai cair na real que as eleições acabaram, que quem perdeu precisa antes de refletir, aceitar e respeitar o resultado, pois ele é antes de tudo, democrático; e que, quem ganhou, antes de cobrar espaços, precisa primeiro torcer pra dar certo, aguardar o norte dado pelo do gestor, e parar de dar espetáculo, pois o palco já foi desmontado.e

antemão, sorte aos vencedores para que os próximos quatro anos sejam prósperos e de avanços no município, pois quem ganha com isso sempre é a população.


Colunistas