Notícias

Google Classroom gerando problemas nas escolas.

Mundo


Google Classroom gerando problemas nas escolas.
As escolas privadas e redes estaduais e municipais do Brasil, já estão usando plataformas online para atividade síncronas e assíncronas desde maio de 2020. As plataformas mais usada no mundo é o Microsoft Teams e o Google Classroom. Ambas são gratuitas para escolas basta fazer o credenciamento diretamente em seus portais.

O google parece que foi um dos queridinhos do Brasil, apesar de o Microsoft Teams sem bem mais completo e um suporte de 24 horas que deixa as escolas mais tranquila.

Desde o última dia 16 de novembro o google está gerando vários "stress" aos gestores de escola e empresas que usam o Classroom pelo mundo. As salas de aulas sumiram. Nem a escola e nem os professores conseguem ter acesso.

Conversando com algumas escolas do Brasil foi relatado que as novas atualizações, que são até positivas está gerando muitos problemas. Os alunos culpam as escolas pelo problema, pois o google não anuncia publicamente que o erro existe. Só fala do erro pelo suporte.

Algumas escolas particulares contam que estão perdendo alunos, pois os pais pensam que foi a escola que tirou o acesso deles.

E enquanto estávamos fazendo essa matéria (27/11/2020) uma das escolas relatou que os professores não estavam conseguindo incluir atividades com vídeos do youtube. Os problemas continuam aumentando e lançamos uma nova reflexão para o Brasil? Será que não está na hora de o Brasil ter suas próprias plataformas? O Ensino Híbrido ou remoto já é realidade e seria importante o país investir em suas próprias tecnologias para não ficar dependente de práticas dominantes e até "arrogantes" de empresas externas.

A China é um exemplo mundial que investe em suas próprias tecnologias, deixando os Estados Unidos de fora de seu ecossistema. Isso está demonstrando que é um bom exemplo a ser seguido, enquanto isso para os usuários e escolas tem a opção do Microsoft Teams que mantém uma boa estabilidade e suporte bem atencioso.






Colunistas