Notícias

Ensino Híbrido e Educador 5.0 marcaram a estreia do programa Clube do Educador


Ensino Híbrido e Educador 5.0 marcaram a estreia do programa Clube do Educador
O ensino híbrido é hoje, considerado a principal tendências q na área da Educação de 2021, pois, o mesmo promove uma mistura entre o ensino presencial e propostas de ensino online – ou seja, integrando a Educação à tecnologia, que já permeia em tantos aspectos da vida do estudante.
Mas engana-se quem pensa que basta colocar computadores na escola e deixar os estudantes ali sem qualquer orientação. E é justamente com o objetivo de debater numa mesa redonda e com a participação de convidados ilustres, que Margi Education, do CEO Reginaldo Santana, estreou ontem, terça-feira, 12, nas ondas da Rádio Mar Azul FM 104.9 de Estância/Se, e com transmissão 100% multiplataforma, o programa Clube do Educado 50. Um formado inédito e jamais visto na internet que em sua primeira edição abordou como temática o Ensino Híbrido e o Educador 5.0 e contou com as participações das professoras Iara Lúcia Capuano, graduada em Licenciatura da Computação e Pós-Graduada em Mídias na Educação, e Célia Maria Freitas, ambas, do Rio Grande do Sul.
Como bem definiu o CEO da Margi e Professor Reginaldo Santana "o ensino híbrido é um mix metodológico que impacta a ação do professor em situações de ensino online e presencial para possibilita um aprendizado inteligente independente do espaço escolar". A adoção do ensino híbrido em um nível mais profundo exige que sejam repensadas a organização da sala de aula, a elaboração do plano pedagógico e a gestão do tempo na escola.
E vale reforçar, que o papel desempenhado pelo professor e pelos alunos sofrem alterações em relação à proposta de ensino tradicional e as configurações das aulas favorecem momentos de interação, colaboração, envolvimento e habilidade com as tecnologias digitais.
Mas como preparar professores para atender a educação 4.0? A Margi e seus convidados fizeram uma profunda análise sobre como é ser um Educador 4.0, mas foram mais além e promoverem uma explanação sobre a Educação 5.0, onde a tecnologia é só o meio. O foco principal deve ser a inteligência emocional.
O novo mundo hi-tech requer uma educação que acompanhe as mudanças nas formas de aprendizagem. Formação de professores alicerçados em competências socioemocionais para atender salas de aula que atendam as necessidades do sec. 21 é um dos muitos temas que serão discutidos no Clube do Educador 5.0.
Sabemos que precisamos preparar o aluno para ser o protagonista na sala de aula, mas como formar professores para estimular e facilitar esse comportamento? Como professores podem facilitar o processo de aprendizagem e encantar os seus alunos para que eles sejam participantes ativos desse novo cenário?
Uma boa gestão de pessoas, incentivo a capacitações de habilidades sociemocionais para professores, práticas pedagógicas que estimulem o aprendizado colaborativas, discussões e debates sobre os desafios da aprendizagem, auto avaliação e autorreflexão são atitudes que esperamos de escolas que estão preocupadas em preparar a sua equipe para uma sala de aula que responda uma educação 5.0
E você pode acompanhar o programa Clube do Educador 5.0 todas terças pela FM 104.9 Mar Azul FM ou pelas redes sociais oficiais da Margi Education - instagram, facebook e youtube. O programa começa às 20h.

Colunistas