Notícias

Estância não tem educação e seu filho não terá emprego.

Onde está os investimentos?


Estância não tem educação e seu filho não terá emprego.
Em 11 de agosto de 2020 fizemos uma entrevista com um dos especialistas em educação do Brasil, o senhor Reginaldo Santana e CEO da MargiEducation. Naquela entrevista falamos sobre os desafios da Educação em Estância e como ela já estava morta, antes mesmo da pandemia.
Agora, trouxemos mais uma entrevista e nela o senhor Reginaldo Santana fala sobre o futuro de nossos estancianos e muito mais. Vamos lá.

Entrevista P1: Olá Reginaldo Santana, obrigado por aceitar o convite de nosso portal. Sei que está fazendo um grande trabalho a nível nacional na educação do BRASIL, ajudando vários professores. Parabéns. Primeiramente, eu gostaria de saber se você mudaria alguma reposta da nossa última entrevista?
Olá, amigo Juliano. De forma resumida eu falei naquela reportagem que a Educação de Estância estava morta, que a gestão tinha grande culpa, como também os vereadores por não fazerem seus trabalhos de fiscalização e criação de leis eficientes.
Estamos entregues a um poder executivo, legislativo que vira as costas para a comunidade estanciana e se disfarçam com políticas mesquinhas, quando as verdadeiras políticas sociais são renegadas ao povo. Estamos sangrando e isso é doloroso, ou seja, mantenho tudo que foi falado.
P2: Você tem acompanhado a educação nacional durante todo esse momento da pandemia, como você ver Estância?
Infelizmente amigo Juliano, a notícia é muito triste. Estância está virando uma ilha, um gueto educacional. Um ensino que nem faz mais sentido para os jovens. Desde 2020, devido a pandemia milhares de escolas e estados tiverem a coragem de investir em tecnologia e em formação de “verdade” para professores. O que Estância fez desde 2020? Nada, é uma aberração. Irresponsabilidade, que tenta culpar a pandemia.
O pior é que esse gueto está sendo camuflado com as voltas das aulas presenciais. Todo mundo deseja que as aulas voltem no presencial, mas Estância vai querer voltar ao passado, uma coisa que já não funcionava. É isso? Vamos aplaudir essa grande mentira? Não, não posso concordar com isso e nem mesmo não deixar de falar.
P3: Quando você fala que não fez nada, poderia ser específico e relacionar com outras cidades e estados?
Estância passou até meados de outubro/novembro de 2020 sem fazer nada na educação. Quando chegou nesse período começou a correria para fechar o ano letivo. Sem uma boa estratégia de gestão começou a fazer “Blocos de atividades” e enviar para os alunos, ou eles podiam pegar nas escolas.
Veja, que a questão aí não era o aprender, mas terminar o ano letivo. Conversei com vários colegas professores e o que ouvir foi: “Reginaldo as atividades voltam em branco, tem uns que nem colocam o nome”.

Uma grande mentira, a educação de Estância é uma grande mentira.

Ressalvo, que não culpo os professores. O professore as vezes tem que fazer o seu esforço e trabalhar com o que tem. O que tinha era isso. Logo, parabenizo os esforços dos professores que tiveram a real preocupação com seus alunos.

P4: Você fala que os blocos de atividades não era a solução apropriada, então qual seria a melhor estratégia?
Escola não se resumi a paredes. Todos os professores que leram e gostam de Paulo Freire sabem disso. A grande questão é: por que os alunos de Estância não tiveram aula remota em 2020 e 2021? Por que os professores de Estância não tiveram formação tecnológica, e se for o caso acompanhamento individual para melhorar suas habilidades? Por que os alunos de Estância não tiverem um chip, ou até tablet para acompanhar as aulas, como está sendo feito em alguns estados e municípios?
Eu vou dizer a resposta. Nesse aspecto é uma gestão incompetente e aplaudida pelo vice e vereadores.
P5: Você acredita que existe uma resistência em usar tecnologia?
Antes, eu até falava que não era resistência. Eu falaria que essas pessoas eram “secas” em tecnologia em educação. Talvez, leram muitas filosofias educacionais, mas não conhecem na prática o funcionamento. Dessa forma ficam inseguras, travadas. Isso aconteceu em todo o país e até no mundo.
No entanto, depois da pandemia já superamos isso. Todo mundo sabe que precisa investir em tecnologia. Quem não fizer é um NEGACIONSTA DA NOVA EDUCAÇÃO. Ser negacionista da nova educação é também ser criminoso, porque você está excluindo, eliminando o futuro dos jovens. O que esses meninos vão ser em 5, 10 anos?
Faça um apelo geral para todos (gestores, professores, educadores da educação) não sejam NEGACIONISTA DA NOVA EDUCAÇÃO. Se você crítica os negocianista da vacina você é favor da tecnologia, logo como você pode negar a tecnologia em sala de aula, não faz sentido. Negar é também não fazer nada, ficar parado.
P6: Você acha que os professores também estão resistindo?
Converso também com gestores, coordenadores nacionais e temos resistência de professores. Isso acaba dificultando a implementação de novas estratégias. Agora, para mudar você precisa também de gestores com coragem. Gilson Andrade tem coragem?
Precisamos de um líder que realmente faça as verdadeiras mudanças com coragem e respeitando os princípios democráticos, Gilson Andrade não é esse líder. P7: É possível o aluno aprender remotamente?
Juliano Lima, quando você faz a leitura de um livro em casa o seu professor está ao seu lado? Hoje temos tudo na internet. Qualquer conteúdo, qualquer aula, você escolhe o professor. Foi graças a internet que vários pais e até avós conseguiram educar seus filhos e netos na pandemia.
Todo mundo sabe que aprendemos remotamente. Agora não confundir o que foi feito em vários estados e municípios de uso de whatsapp sem estratégias, bloco de atividades. Isso não é ensino remoto. Isso foi um paliativo, que agora precisa avançar e usar as tecnologias adequadas para sala de aula. P8: Agora, você acha que uma criança na primeira série do fundamental aprende remotamente, insisto?
Vamos aos fatos. Está claro, que o Ensino Híbrido é realidade. Tudo indica, que será implementada uma política contínua de vacinação. Teremos um bom tempo ainda para erradicar de vez esse vírus como ameaça real. Deus ajude-nos, que tenhamos mais sucessos em breve.
Sabendo disso, no Ensino Híbrido os alunos podem assistir as aulas na sala física, ou de casa forma online (ao mesmo tempo). Ele também, não precisa ir todo dia para escola. Ele vai ter momentos em casa para fazer projetos, ou atividades. Exemplo, 3 dias da semana em aula presencial e 2 dias em aula remota.
Essa estratégia deve ser principalmente usada na educação infantil, fundamental. Percebam, que todo avanço passa por tecnologia.
P9: Muitos pais também falam que não gostam do ensino remoto?
Pensamos. Você estudou sua vida inteira em ensino presencial. Naturalmente para você é um desafio concordar com essa forma de ensinar. Entretanto, você precisa saber que tudo na vida muda e a mudança chegou, não é uma questão de querer. É uma questão de seguir o barco, ou você vai querer que seu filho reprove no ENEM, não passe em um concurso, ou não tenha um bom emprego. P10: Você ver um certo silêncio em Estância. Ninguém fala nada educação, ninguém reclama. O que significa isso?
Eu chamo isso de uma “Matrix”. As pessoas estão em uma bolha e não sabe o quanto estão sendo impactadas. Quando a bolha estourar e já está estourando vai ser tarde. Já estão fora do jogo, fora dos empregos, passando mais fome e tudo isso tem a ver com educação, com gestão e vereadores.
A sociedade é uma vítima. Existe uma tentativa clara de não educar o povo. Não existe isso em Gilson Andrade, André Graça e nem nos vereadores de Estância. É triste. P11: O que você acha da Secretaria de Educação de Estância?
Antes de falar da secretaria, eu quero falar que em 2020/2021 eu não lembro de ter visto Gilson Andrade, secretário de educação e nem vereadores indo para Brasília buscando investimentos para nossa educação, veja o quanto eles estão interessados em educar o povo de Estância.
Quanto a secretaria de educação falo que está perdida, não sabe o que estão fazendo e nem o que vão fazer. É de cortar o coração que pessoas erradas estão sendo colocadas em cargos estratégicos, mas é aquilo. Se a gestão não sabe para onde vai, os secretários também nunca saberão. Sem meta não se chega a lugar nenhum. P12: Reginaldo tem algum vereador, que você acha que seria uma opção para chamar esse debate?
Eu acredito que os novos eleitos têm grande potencial. No entanto, pairam na mediocridade de fazer o feijão com o arroz. Eu gosto do vereador Flávio. É uma pessoa boa, simpática. Eu votaria nele. No entanto, é limitado no quesito educação e tem amarração com Gilson Andrade. Vi recentemente uma postagem em suas redes sociais fiscalizando os ônibus escolares. Isso é importante, agora perguntemos a Flávio. Por que as aulas remotas em Estância ainda não aconteceram? Desde 2020, o que você fez de fato para cobrar de Gilson Andrade sobre a formação dos professores em tecnologia? O que você fez para os alunos terem acesso a tecnologia?
Tenho esperança no vereador Flávio. Se tiver coragem pode ser o único que inicie os grandes debates.
P13: E o PSOL?
Votei no PSOL na última eleição. As pessoas de Estância, políticos precisam olhar um pouco mais para fora e ver outras realidades. A internet ajuda muito nisso, quando você deseja informações reais. Nesse aspecto, os vereadores do PSOL são muitos limitados, o que você ver é mesmices.
Rua com Buraco, rua sem água. Essas são as discussões?. Eu acho importante, mas e o que importa de verdade, cadê? Ter uma oposição dessa não faz falta para nenhuma democracia.
P14: Reginaldo Santana, então o que temos que fazer, quais os próximos passos?
Vou tentar ser específicos para cada público.
Para os pais, que fique claro que vocês estão sendo enganados. Seus filhos estão sendo prejudicados. Estância tem uma boa receita, mas o propósito de Gilson Andrade é ser melhor do que Carlos Magnos em fazer grandes obras. Se você concorda com isso, sem problema. No entanto, saiba que a cobrança vai chegar com preço muito alto. Não reclame depois.
Para o prefeito Gilson Andrade e o vice André Graça espero que Deus ilumine cada um em ter a coragem de fazer as grandes mudanças, que saiam da mediocridade e façam o que é certo.
Para os vereadores que sejam de fatos vereadores. Façam as cobranças, tenham empatia com as crianças, os familiares de Estância. Deixe um pouco de lado o voto e a ganância.
Aos gestores da secretária, que sejam responsáveis em seu papel e caso não tenham autonomia no cargo é melhor pedir para sair. Tenham responsabilidade em não ficar em um cargo só por causa de salário. Isso é vergonhoso, mesquinho.
Aos professores, espero que tenham compreendidos que estamos em um novo momento. Sei da luta por ter um bom salário, mas não limitemos essa luta a somente isso. Nós professores, somos o elo da transformação social. A sua acomodação também contribui para o alastramento dos problemas sociais, que no final a onda volta para você. É um ciclo, pessoas sem educação, são pessoas mais ignorantes, mais propagadoras de fake news. Já aos professores que sempre fazem a diferença, meus parabéns. Vocês são verdadeiros heróis. P15: Reginaldo, muito obrigado pela entrevista. Deixe sua última mensagem.
Agradecer o convite e falar para todos os pais, que acordem. Minha mãe era analfabeta, meu pai não terminou o ensino médio, mas sempre fizeram esforços para eu ir para escola. Não percam o brilho de sonhar pelos seus filhos. Não deixem políticos irresponsáveis, ganânciosos arracanrem o futuro de nossos filhos. Você não precisa ter ódio, você precisa ter raiva apenas em não aceitar, Se possível, falem. Escreve. Divulgem suas indagações no whatsapp ou redes sociais.

Se a pessoa que está morrendo afogada não gritar, infelizmente esses políticos continuaram enganando todos vocês nesse quesito.

Um abraço. Deus ilumine todos vocês.


Redação Factual1

Colunistas