Notícias

Escolas no mundo fecham e outras reabrem (Ômicron).

Educação


Escolas no mundo fecham e outras reabrem (Ômicron).

Durante as últimas semanas, o mundo acompanha o crescimento exponencial da variante do Covid-19 (Ômiron). Na Índia a terceira onda já é realidade, onde foi relatado hoje (05 de janeiro de 2022) 58.097 novos casos, o dobro do número visto em apenas poucos dias. Escolas que foram reabertas em meses anteriores fecharam novamente para aulas presencias. Brasileiros residentes na INDIA informaram a nossa redação que estão passando por um momento de turbulência e para tentar frear o vírus as autoridades iniciaram a vacinação em jovens de 15 e 18 anos.

Os EUA fecharam mais de 3200 escolas devido o avanço da ômicron. Grandes distritos como Atlanta, Detroit retornaram as aulas no formato de ensino remoto no inicio do ano. As escolas públicas de Chicago enfrentam uma quebra de braço hercúlea. De um lado, o sindicato que luta para o retorno das aulas no formato REMOTO, enquanto os diretores informaram, que se for no formato online preferem cancelar as aulas. Enquanto isso, um terço dos alunos de Nova York não apareceram para o primeiro dia de aula.

O governo do Reino Unido está acelerando o envio de kits de teste de COVID-19 suficientes para as escolas reabrirem no final dessa semana, mesmo com altas taxas de infecção. Os profissionais de educação estão muitos preocupados com a possibilidade de se contaminarem.

A França abriu as escolas em três de janeiro com forte críticas do sindicatos dos professores, onde mais de 90% de crianças de 5 a 11 anos, ainda não tomaram vacinas. Em uma carta aberta ao ministério da saúde do país, profissionais da saúde informaram que o ministro fossem o responsável pela crises nas escolas. Eles solicitaram adiamento das aulas presenciais no período de “alto risco” (semanas inicias após o ano novo) para dar tempo de as equipes melhorarem a infraestrutrura das escolas e preparação dos alunos sobre os novos protocolos.

Há Holanda ainda está em confinamento desde o mês de dezembro, onde fechou lojas, bares e serviços não essenciais. As escolas estarão fechadas até o dia 09 de janeiro de 2022 (previsão).

A Itália planeja um sistema híbrido na volta as aulas.  No caso de quatro casos detectados em uma turma, haverá uma semana de quarentena para todos os alunos daquela sala. Nesse período, eles acompanham as aulas de forma remota a fim de não serem prejudicados com o andamento da grade curricular.

Porto Rico atrasou o inicio das aulas em duas semanas, anuncio pelo governo nessa quarta-feira. Até a reabertura todos os profissionais de educação devem receber dose de reforço da vacina.

Em toda a europa os governantes estão priorizando o apoio, reorganização das escolas e  novos protocolos para evitar seus fechamentos.

No Brasil do século 15, ainda estamos discutindo se vacina, ou não as crianças

 


Colunistas