Notícias

IPCA: Inflação foi de 0,74% em Aracaju no mês de maio


IPCA: Inflação foi de 0,74% em Aracaju no mês de maio

Em Aracaju, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 0,74% em maio, em relação a abril de 2022 (1,36%). O índice registrado em Aracaju segue sendo superior ao índice nacional (0,47%). Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado hoje, 9, pelo IBGE.

Em Aracaju, o grupo dos transportes teve o maior impacto no mês de maio, com alta de 1,59%. O principal destaque é da aceleração dos preços das passagens aéreas (20,16%)

“Vale fazer uma ressalva de que a coleta das passagens aéreas é feita dois meses antes. Neste caso, os preços das passagens aéreas foram coletados em março para viagens que seriam realizadas em maio. A alta deve-se a dois fatores: elevação dos custos devido ao aumento nos preços dos combustíveis; e pressão de demanda, com o aumento do consumo, após um período de demanda reprimida por serviços, especialmente aqueles prestados às famílias.”, explica o gerente do IPCA, Pedro Kislanov.

Além disso, houve um reajuste de 12,5% nas tarifas do transporte público em Aracaju, que aceleraram 5,75% em maio. Esse reajuste está vigente desde o dia 15 de maio e deve ter impacto no mês de junho.

O segundo maior impacto veio do grupo Vestuário, com alta de 2,32%. O terceiro maior impacto veio do grupo de Alimentação e bebidas, com alta de 0,47%. Esse aumento se deu pela aceleração dos preços de itens básicos da cesta do consumidor, com destaque para o leite longa vida (8,73%) e o feijão-carioca (7,46%). “O preço do leite continua subindo, devido ao período de entressafra, com pastagens mais secas, e à inflação de custos com a elevação dos preços de commodities como milho e soja, usadas na ração animal”, esclarece o gerente do IPCA.

É importante ressaltar que houve uma desaceleração dos preços no grupo de Alimentação e bebidas, que foram impulsionadas pela queda de produtos que vinham subindo, como é o caso da cenoura (-20,02%) e do tomate (-11,5%). O único grupo a apresentar queda foi o de Comunicação (-0,17%), pela retração nos preços dos aparelhos telefônicos (-2,15%).

INPC registra alta de 0,80% em Aracaju

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC do mês de maio de 2022 apresentou uma alta de 0,80%, inferior ao índice de abril (1,33%). A variação acumulada em 12 meses chegou a 11,97%. O INPC no Brasil foi de 0,45%.


Colunistas