A estrutura também foi pensada para acolher os estudantes que ficam na Unit em tempo integral, além de ajudar a fomentar a economia do município.
Há 17 anos o campus da Universidade Tiradentes (Unit) faz parte da história do município de Estância. Para qualificar os alunos estancianos, a instituição inaugurou na última quarta-feira, 19, um novo e moderno bloco específico para receber os alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem. O bloco E, também conhecido como bloco da saúde, tem 6.257,69 metros quadrados com 16 laboratórios, além de salas de aula, biblioteca e área administrativa.
De acordo com a diretora do campus, Adriana Rocha, com esse novo bloco será possível proporcionar mais conforto aos alunos, por meio das novas estruturas de sala de aula, centro cirúrgico e simulação realística. “Além dos laboratórios, a estrutura foi pensada para acolher os estudantes que ficam na Unit em tempo integral. Por isso, o bloco conta também com salas de tutoria, sala do Google for Education, integração de todas as coordenações da área de saúde e um espaço amplo e confortável para os futuros médicos e enfermeiros”, declarou a diretora.
A estrutura ampla possui laboratórios de saúde impecáveis para o ensino-aprendizagem de qualidade. O novo bloco, com térreo e dois andares, além de salas de aulas, laboratórios de habilidades clínicas e cirúrgicas, também terá os de gestão da saúde, anatomia e laboratório da família.
O reitor da Unit, Jouberto Uchôa, reflete: "Essa nova estrutura vai possibilitar que os nossos acadêmicos tenham uma melhor qualificação. Posso afirmar com certeza que, em breve, esses jovens estarão preparados e prontos para atender a população com zelo”.
Para o coordenador operacional do curso de Medicina em Estância, professor Higor César Menezes Calasans, diante do ambiente confortável e especialmente preparado para o aprendizado, os alunos terão mais facilidade em aprender. “Uma estrutura desenvolvida para a aplicação de novas tecnologias de aprendizagem e novas metodologias ensino irá contribuir para a formação mais qualificada dos nossos profissionais da saúde. Esse espaço que visa a comunicação, a interação e aprendizado, irá favorecer a formação de um profissional mais humanizado, uma das principais qualidades dos profissionais na atualidade”, conta o professor.
Para Thalisson Dheison Alves Cassia, aluno da primeira turma de Medicina do campus, explica que as novas instalações proporcionam um campo ideal para os estudos. “Os benefícios produzidos pelas novas instalações serão inúmeros, pois me sinto motivado, com um ambiente novo, acolhedor e convidativo para vivenciar a vida universitária respaldada em estudos”.
Para o prefeito de Estância, Gilson Andrade, o investimento da Unit nos cursos da saúde na cidade ajuda a fomentar a economia trazendo possibilidade para Estância, em breve, virar uma cidade com ares universitários. “São 10% das vagas destinadas aos estudantes de Estância, oriundos de escola pública. Não tem como mensurar a importância da Unit para cada família e cada aluno estanciano que entra na universidade”.
Asscom Unit