Notícias

27 de janeiro de 2023 às 20:16:46

Alinete Soares: um coração que bate por Estância

Eleita para um primeiro mandato, parlamentar tem defendido e conquistado feitos importantes para a sociedade estanciana.


Alinete Soares: um coração que bate por Estância
Ela tem voz e posicionamento firmes, discurso coerente e já era conhecida, principalmente por defender pautas relevantes ligadas ao setor turístico. Porém, o universo de representação se ampliou para Alinete Soares (PP) – mais conhecida como Netinha. Filiada ao Partido Progressista (PP), ela foi eleita vereadora em 2020 e é, atualmente, a única mulher do parlamento para o exercício do mandato 2021/2024 na Câmara de Estância.

Em um momento bastante oportuno, o dia da sua posse, a edil já demonstrava que seriam claras as bandeiras que pretendia defender, sobretudo para o gênero feminino. "Comecei meu mandato com uma expectativa extremamente positiva, porque o meu mandato é fruto da confiança dos estancianos, da nossa responsabilidade com a coletividade, e com as pautas também das mulheres", destaca, a vereadora Alinete Soares.

Numa conversa descontraída e exclusiva com o radialista Juliano Lima, a edil disse saber da dimensão e responsabilidade envolvida em ser uma representante exclusiva do público feminino na Casa Legislativa Municipal. "É um desafio numa Câmara com 15 vereadores e lamentavelmente só uma mulher; é um retrato, ainda, do machismo no cenário político, a gente precisa avançar mais. Espero que nas próximas legislaturas tenhamos mais mulheres representando", acrescentou.

Netinha, como é carinhosamente conhecida, chamou a atenção, ainda, sobre a urgência na apliação das pautas de interesse da mulher. "Sobretudo nesses espaços de onde vêm as políticas públicas de combate a essa agressão que a gente vive no Brasil, no mundo... violência de todos os tipos contra as mulheres", pontuou.
HISTÓRICO - Numa ação atípica do parlamento estanciano, que buscou criar mais uma alternativa de fortalecimento da sociedade, sobretudo do parlamento e da mulher uma inciativa da Vereadora Alinete Soares (PP), e aprovada por unanimidade pelo parlamento criou a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara de Vereadores.

"Como única mulher neste parlamento municipal me sinto na obrigação de defender essa bandeira, tão necessária nos dias de hoje, pois a Procuradoria tem como objetivo principal receber denúncias de discriminação e violência contra a mulher, cooperar com os organismos nacionais e internacionais na promoção dos direitos da mulher e, principalmente, cooperar com o Ministério Público.

Eleita e reeleita para o cargo de 2ª Secretária na Mesa Diretora da CVE, Alinete Soares fez um breve balanço das suas defesas, lutas e conquistas para o povo estanciano por meio dos seus (2) primeiros anos de mandato.

Foi de autoria da parlamentar a indicação para recapeamento asfáltico da Avenida Senhor do Bonfim (Alecrim) e rua do Cajueiro (Bairro Bonfim); recuperação do calçamento da Travessa Veríssimo Viana; e reforma da praça Getúlio Vargas entre outras.

Diversos Projetos de Leis também foram pautados, discutidos e aprovados pelo parlamento, todos propostos pela Vereadora Alinete Soares. Entres os PL's, estão o de Combate a Evasão Escolar; Dia de Iemanjá; Dia do Concurso do Barco de Fogo; Semana de Preservação da Memória Histórica e Cultural de Estância; criação da Procuradoria Especial da Mulher entre outros.

Para os próximos (2) anos de mandato, Alinete Soares, reconhecendo os muitos desafios que terá que enfrentar, garante que não medirá esforços para trabalhar e defender os interesses dos estancianos dentro do parlamento.

Colunistas