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MARKETING DE RELACIONAMENTO (REDE): NOVO MODELO DE NEGÓCIO.

Debatendo ideias


MARKETING DE RELACIONAMENTO (REDE): NOVO MODELO DE NEGÓCIO.
Desde antiguidade as pessoas são orientadas para desenvolver um trabalho baseado na troca. Mais precisamente na época Feudal, além de servir aos seus “donos”, os escravos eram usados também como moedas de troca. Com a industrialização, todas as pessoas eram condicionadas a ter um trabalho, com remuneração, horário a ser cumprido, CTPS assinada e tudo isso mediante subordinação ou até mesmo a pessoa que não queria se submeter a todas essas exigências, montava seu próprio negócio, onde teria que formar um estabelecimento comercial, com toda estrutura física e de pessoal para desenvolver a sua empresa, seu negócio. Isso é chamado de modelo de negócio tradicional .

O tempo foi passando e na década de 70, eis que surge um novo modelo de negócio o Marketing de relacionamento ou marketing de rede ou ainda marketing multinível várias nomenclaturas para denominar esse modelo fantástico de negócio que proporciona às pessoas, trabalho, ter seu próprio negócio sem ter que montar e manter a estrutura física e de pessoal, além de qualidade de vida e como o próprio nome já diz, conhecer pessoas trazer essas pessoas para trabalhar junto a você, que trarão outras e montarão a sua rede, sua equipe, é de fato o negócio do século XXI.
O marketing de rede foi desenvolvido por empreendedores de empresas de vendas diretas que concretizaram uma marca para disponibilizar no mercado produtos ou serviços e chegar até o consumidor final. Porém, para difundir com maior rapidez seus produtos ou serviços, agrega pessoas, através de um cadastro, que se tornam distribuidores e que farão o trabalho do marketing(divulgação), recrutando, também, outras pessoas que farão parte de sua equipe ou rede e assim fazer circular e chegar ao conhecimento de todos a empresa e o produto. Dessa maneira, tem como consequência uma renda para todas essas pessoas envolvidas, através de um plano de compensação, onde cada empresa desenvolve o seu e retribui com valores e vantagens por ter difundido a empresa e o que a mesma tem para apresentar, construindo o distribuidor o seu próprio negócio.

Ah! Então esse tipo de negócio é aquele que está na “moda” e “coloca” pessoas? Essa é uma das perguntas mais frequentes entre os leigos que desconhecem esse modelo de negócio, gerando assim, um estereótipo em torno da temática. Pois bem, de pronto respondo: Não. Não é um negócio de colocar pessoas.
É perceptível crescimento ascendente das pessoas em aderir a esse novo modelo de negócio, porém ainda há também, um certo preconceito da maioria das pessoas por confundir com uma outra situação que fora jogada no mercado de negócios, criada somente para angariar valores, sem disponibilizar serviços ou produtos e que manchou de certa forma o marketing de rede. Porém, deixemos essa discussão como pauta para um próximo encontro nessa mesma coluna.

Porém, não é somente vendas o principal alvo do marketing de relacionamento. Há algo super importante que gera quando se pensa em oferecer o produto ou serviço a alguém e essa pessoa se torna distribuidor de determinada empresa, possibilita a formação de relacionamento mais prolongados e duradouros com aquele cliente, tornando-o fiel a empresa e assim criando um tipo de laço pessoal mais profundo e estreito com cada um que ingressa nesse modelo de negócio, nesse relacionamento, proporcionando bem estar aqueles que procuram solucionar qualquer tipo de problema em sua vida, seja de ordem pessoal ou financeira.

Eis aqui a diferença entre o negócio convencional e o marketing de relacionamento, onde este último proporciona, além de uma renda, claro, ser dono do seu próprio negócio, rapidez e celeridade, menos burocracia, conhecer pessoas e principalmente qualidade de vida. Vale a pena conhecer melhor esse modelo de negócio e desmistificar todas as incógnitas que permeiam sua mente, bem como clarear o que as pessoas falam sem nenhum conhecimento desse mundo incrível do marketing de rede, deixo para vocês algumas indicações de leituras de empreendedores e autores de livros sobre esse tema como: Negócio do Século XXI e Go Pro, escritos por Roberto Kiyosaki e Eric Worre, respectivamente.



Texto escrito por: Anne Gracielly Figueiredo e Raul Muller Teixeira Gomes

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