23 de novembro de 2016 às 20:30:05
JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E A LUTA PELA DEMOCRACIA
Debatendo ideias
O termo "democracia" tem sua origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Foi em Atenas que nasceu esse sistema de governo, porém nesta época mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. O Brasil também escolheu a Democracia, como regime político. O poder emana do povo!
Apesar de teoricamente solidificada, a democracia brasileira é nova e frágil. Neste processo de concretização da teoria em ações práticas, a juventude e a educação tem um papel fundamental e importantíssimo.
Segundo o IBGE, 51 milhões dos brasileiros são jovens (Censo 2010). Isto é, boa parte dos brasileiros se encontram na juventude, a maior classe entre os participantes das Escolas e Universidades brasileiras. O artigo 205 da Constituição Federal diz que a educação visa o "pleno desenvolvimento da pessoa, prepara para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.".
A democracia só será plena quando o povo exercitar a cidadania e este processo apenas iniciará quando as instituições de ensino e a sociedade realizarem seu papel constitucional de formar verdadeiros cidadãos, pessoas conhecedoras da Magna Carta Brasileira.
Nos últimos meses, o Brasil vem sendo palco de diversas manifestações e a juventude é a classe pioneira nas discussões, principalmente quando o assunto é educação. Atualmente, diversos jovens ocuparam escolas em todo o país, manifestando sua indignação contra a Proposta de Emenda a Constituição 241/2016. A Igreja Católica e OAB/SE, através dos seus representantes, também se pronunciaram acerca do tema.
Sem precisar de minucioso estudo sobre democracia é possível concluir, que: ela só será plena com a participação maciça da juventude no processo de solidificação e a educação é um instrumento fundamental para conscientização e formação de cidadãos.