Notícias

23 de abril de 2021 às 23:12:40

Google Jamboard: o quadro interativo para a sua sala de aula


Google Jamboard: o quadro interativo para a sua sala de aula
O Google Jamboard é um quadro branco digital inteligente que pode ser editado de forma colaborativa com outras pessoas e acessado de qualquer lugar com internet. Trata-se de mais uma das ferramentas oferecidas pelo G Suite for Education, que traz para a sala de aula possibilidades, como: armazenamento de todo conteúdo em nuvem, sincronização com outros aplicativos, diversidade de formatos para transmissão do conhecimento, dentre outros.

Trabalho colaborativo: O Jamboard é excelente para atividades em grupo
Como dissemos, o Jamboard é uma tela inteligente e interativa. Mas, na prática, como utilizá-la para a sala de aula? Imagine dividir a turma em vários grupos e pedir que cada grupo trabalhe um tema diferente.

Com o Google Jamboard, será possível utilizar diversas telas ao mesmo tempo, disponibilizando uma por grupo.
E o mais legal é que até 16 alunos poderão trabalhar em conjunto, expondo suas ideias através de imagens obtidas na internet, textos, vídeos, etc.
Além de estimular o trabalho em grupo, o conteúdo se torna acessível a todos colaboradores, que poderão discuti-lo de forma crítica e em tempo real, via chat, com o uso do Google Hangouts, que é integrado ao Jamboard.

Sabemos que cada aluno aprende de um modo único, a partir das suas experiências dentro e fora de sala de aula.
O uso do Google Jamboard é uma forma de garantir que cada vez mais o ensino se torne democrático.
Uma vez que a sua tecnologia permite que todo conteúdo fique armazenado em nuvem, os alunos poderão acessá-lo após a aula e sempre que quiserem.
Essa é uma ótima solução para aquele aluno que passa a aula inteira anotando as informações do quadro e em razão disso acaba perdendo os detalhes da explicações dadas pelo professor.

O Jamboard também resolve o problema daquele aluno que opta por não anotar o conteúdo, pois prefere absorvê-lo apenas ouvindo, mas que também gostaria de poder recapitular o que foi dito no futuro.
Com esse recurso oferecido pelo Google for Education a informação fica salva na nuvem após o final de cada aula e o conteúdo poderá ser acessado sempre que assim o desejarem.

Essa é uma ferramenta que possibilita que todo aluno, independente da forma como prefira estudar, tenha o acesso garantido à matéria dada pelo professor em sala de aula.
Variedade de formatos para exposição de conteúdos
Mais uma vez, o Google Jamboard torna a sala de aula democrática por ser um recurso pensado para todos os gostos.
Imagens, vídeos, textos, links e áudios são alguns formatos que podem ser anexados ao quadro interativo da sua sala de aula e que contribuirão para que o conhecimento chegue a todos.
Com as opções criadas pelo Google Jamboard é possível fazer a diferença no ensino daquele aluno que se dispersa com mais facilidade, preferindo vídeos e imagens, e outros recursos criativos que contribuem com a sua atenção.
Também é possível fazer uso de notas adesivas, os famosos post its, como forma de destacar o conteúdo e torná-los mais atrativos visualmente.
Ainda, com a possibilidade de enviar materiais em momento anterior à aula, uma dica interessante para uso da plataforma é a sala de aula invertida.
Nesse formato, os alunos possuem um contato prévio com o tema e trazem para a sala de aula suas impressões sobre o que estudaram, apresentando o assunto da forma que acharem mais interessante.
Esse e outros assuntos você pode conferir toda terça, às 20h, no programa Clube do Educador 5.0, com apresentação de Reginaldo Santana, CEO da Margi Education, pelo G1 Sergipe e pelo canal Margi no YouTube.


Colunistas