Notícias

Mais de 700 animais são apreendidos em SE durante operação da PRF


Mais de 700 animais são apreendidos em SE durante operação da PRF
Ao longo de cinco dias de operação em Sergipe contra a prática de crimes ambientais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 700 animais. Segundo a PRF, a força-tarefa foi realizada entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, em diversos municípios sergipanos, com o objetivo de fiscalizar e combater ilícitos ambientais e socioambientais, especialmente aqueles associados ao tráfico de animais silvestres.

A PRF diz que em torno de 70 pessoas foram autuadas por caçar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, com possibilidade de detenção de seis meses a um ano, e aplicação de multa. Elas assinaram Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) comprometendo-se a comparecer em juízo quando intimadas.
Além disso, mais de 700 animais foram apreendidos, dentre eles répteis como Tatu, Jabutis-Piranga e pássaros de diversas espécies como Papa-capim, Tico-Tico, Tuim, Cardeal-do-nordeste e outras.
Cerca de 500 pássaros foram libertados de volta à mata atlântica, local seguro e apropriado. Já os répteis foram entregues no CETAS/IBAMA-SE para os devidos cuidados.
Ação conjunta
A ação contou com reforço de equipes PRFs de outros estados, além da parceria da Administração Estadual do Meio Ambiente – ADEMA e do apoio do Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS do IBAMA-SE, da Guarda Municipal de Estância/SE e da ONG Freeland Brasil.
Com informações da PRF

Colunistas