Artigos

8 de junho de 2017 às 01:45:47

A LIRA CARLOS GOMES E A CHATEAÇÃO DE ZÉ FÉLIX!

Piauitingando


A LIRA CARLOS GOMES E A CHATEAÇÃO DE ZÉ FÉLIX!
A centenária Lira Carlos Gomes é um patrimônio histórico-cultural de toda a sociedade estanciana. É impossível imaginar a terra de Judite Melo sem a sua presença e contribuição. Sua defesa é causa pétrea!

Fundada em 03 de outubro de 1879, tem sido ao longo de mais de um século um farol a iluminar a cultura sul sergipana com a sua música de excelente qualidade. Quem conhece a sua trajetória entende a sua relevância.

Tem como diretor desde 1994, o senhor José Félix dos Santos, 84, homem com experiência e maturidade comprovadas. Um ardoroso defensor e verdadeiro guardião da casa de música clássica da civilização piauitinga.
Zé Félix não é afeito a microfone, mas no programa apresentado por Magno de Jesus, a Banda no Coreto, em 04 de junho, registrou a sua divergência com relação ao tratamento recebido durante a palestra ocorrida na Câmara Municipal.

Atualmente conta com cerca de sessenta músicos/as sob a regência do talentoso maestro Claudomiro Xisto, natural de Lagarto, que assumiu a sua batuta na década de 1990. Seu trabalho é reconhecido e aplaudido.
É importante lembrar que o evento foi organizado pela gestão Gilson Andrade, através da Secretaria Municipal de Cultura, que bem que poderia ter lembrado a importância e o papel da Centenária Lira Carlos Gomes para a cultura estanciana.

A palestra referida contou com a presença da Lira e foi proferida por Vera França e Rogério Graça, no dia 05 de maio, por ocasião do aniversário da cidade. Segundo ele, não deram atenção adequada e merecida à centenária Carlos Gomes.

PALAVRAS CHAVES: Lira Carlos Gomes, Palestra e Zé Félix.

CÂMARA MUNICIPAL

O presidente André Graça, PSL, suspendeu as gratificações dos Cargos Comissionados no mês de maio e provavelmente suspenderá em junho. A coluna recebeu a informação que o objetivo é fazer caixa para pagar a metade do décimo terceiro.

CÂMARA MUNICIPAL -1

A atitude do presidente André Graça de cortar as gratificações fez grande parte dos servidores/as ficar chateada e insatisfeita. Os comentários de fundo de plenário e dos corredores do parlamento são de total reprovação ao fato.

CÂMARA MUNICIPAL -2

Há quem veja semelhança entre a atitude do atual presidente e a gestão do ex, Luís Sérgio Nascimento Melo, PSD, o Sérgio da Larissa - ligado aos Mitidieri. Sérgio, na ocasião, enquanto presidente da Câmara, também cortou gratificações para garantir o pagamento do décimo terceiro.

CÂMARA MUNICIPAL -3

No último dia 30 de maio aconteceu a primeira Sessão Itinerante no salão paroquial do bairro Cidade Nova com grande participação popular. O prefeito Gilson Andrade, PTC, e o pároco Alberto Assunção marcaram presença.

LUIZ CARLOS DUSSANTUS

O radialista e apresentador do programa Dia a Dia Notícias, na Mar Azul FM, propôs uma espécie de trégua junina. Segundo ele, a cultura estanciana é maior do que as divergências políticas locais. Realmente uma atitude grandiosa!


Por: Dominguinhos Machado, ex-vereador, e atual Presidente do Diretório Municipal do PT de Estância


Autor

  • José Domingos Machado Soares, Dominguinhos, 44, é estanciano, graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe -UFS e pós graduado em Didática e Metodologia pela Faculdade São Luis de França. Radialista e professor da rede estadual de ensino desde 2004. Foi vereador em Estância com atuação destacada por quatro mandatos.

Colunistas