Artigos

23 de junho de 2017 às 22:01:16

ESTÂNCIA E A PROCISSÃO DE SÃO JOÃO!

Piauitingando


ESTÂNCIA E A PROCISSÃO DE SÃO JOÃO!
“ Ninguém sabe antes de experimentar ”. Cícero (106-43 a.C.)

A partir da salva em 1º de junho a cidade inteira vira um grande arraial para a celebração da sua identidade. São trinta dias de festa regados a bebidas e comidas típicas, forrós e muita pirotecnia, especialmente com o barco de fogo.

As comemorações são animadas e intensas, alcançando o conjunto da população em todos os quadrantes do município. A alegria e a cortesia são marcas registradas da estancianidade. Quem visita reconhece essa assertiva.
Santo Antônio é tradicional no Asilo de nome homônimo e na simbólica Av. Getúlio Vargas (Antiga Rua Nova). No primeiro, a fé preside o evento; e na segunda, a guerra de busca-pés e espadas define a regra e o compasso. Tem que ter coragem!

Os três santos juninos são celebrados com missas, procissões e trezenas, sempre com muita participação popular. A cultura e a fé caminham lado a lado. Obviamente que a linha é tênue, mas o respeito é referencial.
A Igreja Católica tem tido muita maturidade para lidar com essa manifestação. A missa se constitui num momento belo e emocionante. É, sem dúvida, um evento de fé e de dimensão cultural inesquecível. Só entende quem já viveu.

Porém um dos instantes mais importantes ocorre com a procissão de São João, às 16h do dia 24, saindo do bairro Botequim, percorrendo várias ruas até o centro para a celebração da missa, com a presença dos grupos folclóricos.
Por fim no dia 29, encerrando o mês, é a vez de São Pedro, que tem no Porto D’Areia, bairro conhecido pelo grande número de fogueteiros, as suas homenagens. Todavia, dos três santos, “o porteiro do céu” é o menos festejado.

PALAVRAS CHAVES: São João, Procissão e Missa. REDE SUSTENTABILIDADE
Há informações de bastidores que o professor Paulo André poderá ser pré-candidato à Assembleia Legislativa. A construção está sendo feita pela Executiva Estadual do partido. Resta saber: como ficará sua situação na gestão de GA?

SER OU NÃO SER?
O vereador Misael Dantas Soares, PSC, poderá recuar da pré-candidatura a Deputado Estadual em 2018. O recuo tem como objetivo manter a aliança da atual administração com o grupo liderado pelo ex-prefeito Ivan Leite, PRB.

SECRETÁRIO PODEROSO
Há um secretário próximo do prefeito Gilson Andrade que tem chamado atenção do métier político local pela sua postura e compostura oportunista e vil. É um exímio produtor de fofocas palacianas. O moço tem pedigree na área. SÓSTENES AGUIAR
O competente engenheiro Sóstenes Aguiar, ex-secretário da gestão Carlos Magno, está sendo cortejado pelo grupo de Gilson Andrade para retornar a Estância, visando assumir a Secretaria de Obras do município.

SÓSTENES AGUIAR – 1
Excelente gestor já mostrou na prática. Diferente da letargia de hoje, que a cidade desconhece a atuação da pasta. A construção da vinda de Aguiar passa pela articulação de um grupo de vereadores que dá sustentação a GA.


Por: Dominguinhos Machado

Autor

  • José Domingos Machado Soares, Dominguinhos, 44, é estanciano, graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe -UFS e pós graduado em Didática e Metodologia pela Faculdade São Luis de França. Radialista e professor da rede estadual de ensino desde 2004. Foi vereador em Estância com atuação destacada por quatro mandatos.

Colunistas